Não é a semana ideal para polêmicas. Mas pior seria fugir delas. Às vésperas de definir sua sobrevivência na Série A-2, o Noroeste vive momento turbulento nos bastidores. O que era desconfiança, a falta de sintonia entre o presidente Anis Buzalaf e o vice, Filipe Rino, ficou evidente. Os dois, entretanto, chegaram aparentemente a uma trégua ontem.
É que cada um corre para um lado. Filipe na linha de frente, no dia a dia do clube. Anis tentando viabilizar novas rendas e sendo sondado aqui e ali por potenciais investidores. Filipe apaga os incêndios na imprensa, Anis às vezes toma decisões sem consultar seus pares (como os empréstimos de jogadores são-paulinos).
A gota d’água desse desencontro se deu nesta semana. Surgiu a duvidosa proposta da empresária Edda Silvestro, em conversa reservada com Anis. O presidente, entretanto, prontamente rechaçou o acordo ao tomar conhecimento de informações levantados por seu vice, em companhia do irmão (e diretor jurídico), Thiago Rino. A diretoria aproveitou para esclarecer que não está rachada e que as divergências terão efeito construtivo para o clube.
Nos últimos dias, o clube também divulgou os fluxos de caixa de dezembro/2012, janeiro e fevereiro. Tem feito ginástica financeira para honrar os compromissos. Empréstimo, doações, antecipação de patrocínio… A realidade do Norusca, nua e crua, em cada centavo. Conclui-se que, mesmo aos trancos e barrancos, com vacilos, certa ingenuidade e com muita vontade de acertar, o Noroeste vai sobrevivendo.
Os rumos do próximo semestre — e de 2014, principalmente — independem de ser rebaixado ou não no próximo domingo. Se o time se salvar, nada de oba-oba. Da mesma forma haverá cacos para juntar, coisas para repensar. Com vontade e transparência, dá para voltar aos trilhos. Desde que, definitivamente, os mandatários falem a mesma língua.
Atualizado: pelo jeito, a trégua durou pouco… Presidente e vice estão trocando farpas via imprensa. Anis Buzalaf fez duras declarações em reportagem dessa quinta, no Jornal da Cidade. Ainda sobre a polêmica tentativa de parceria com a empresária Edda Silvestro, o Bom Dia destacou a discussão via cartas abertas entre ela e Filipe Rino. Está tenso o clima e o Noroeste só tem a perder com isso.