Categorias
Bauru Basket

Wesley Sena inscrito no NBA Draft: o que isso significa?

Wesley Sena está na lista de interessados ao NBA Draft 2016

bauru-basketNesta semana, a liga profissional de basquete dos EUA divulgou a lista de atletas que se inscreveram para o próximo NBA Draft — a organizadíssima peneirada que as equipes fazem entre jovens basqueteiros norte-americanos, via universidades, e também estrangeiros. Entre os inscritos está o pivô Wesley Sena, do Paschoalotto Bauru. Mas o que isso, na prática, significa? Ele não defenderá o Dragão na próxima temporada?

Longe disso. Wesley completará 20 anos dia 2/mai e pode se inscrever até os 22. Isto é: tem pelo menos mais duas chances antes da idade de corte. O que especialistas concordam é que sua inscrição, agora, nada mais é do uma forma de entrar na vitrine e chamar a atenção dos scouts da NBA (olheiros, pra simplificar).

Não será surpresa, inclusive, se ele retirar seu nome da lista antes do evento — pode desistir até 13 de junho. Ano passado, quatro brasileiros desistiram: o trio pinheirense Lucas Dias, Georginho e Humberto e o minastenista Danilo Siqueira. Para 2016, inclusive, os três do Pinheiros nem se inscreveram, enquanto Danilo, na idade de corte, está apto automaticamente. Será o caso de Lucas Dias e Humberto ano que vem, enquanto Georginho tem a mesma idade de Sena.

Precoce, a joia bauruense já está em seu quarto NBB. Evoluiu nesta temporada (de 6min para 14min, de 1,9 para 4,9 pontos), mas ainda tem muito a crescer. A ótima análise de Giancarlo Giampietro, do blog Vinte Um, traz uma afirmação certeira de Josuel, treinador de pivôs do Dragão: “O Wesley ainda não entrega 50% do que pode fazer”. Concordo demais. O camisa 12 está longe de ter mostrado todo o seu potencial. Eu, particularmente, estou até frustrado com sua temporada. Mas compreendo que ainda é uma semente. Uma bela semente.

Portanto, ainda deveremos assistir Wesley Sena na Panela de Pressão em 2016/2017. A diferença é que haverá muito gringo de olho nele.

 

Foto: LC Moreira/Basquete Cearense

 

canhota-zapzap-perfilQuer ser avisado(a) quando houver texto novo no CANHOTA 10? Basta salvar o número +55 14 98109.6388 na agenda do seu celular e enviar um recado via WhatsApp solicitando a inclusão na nossa lista. É rápido!

Por Fernando Beagá

Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração. Formado em Jornalismo e mestrando em Comunicação Midiática pela Unesp, atuou por 16 anos na Editora Alto Astral, onde foi editor-chefe e responsável pela implantação e edição das revistas esportivas. É produtor de conteúdo freelancer pelo coletivo Estúdio Teca. Resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018 para Placar/Veja. Criou o CANHOTA 10 em 2010, a princípio para cobrir o esporte local (ganhador do prêmio Top Blog 2013), e agora lança olhar sobre o futebol nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *