Categorias
Noroeste

105 anos e contando… Avante, Noroeste!

Esporte Clube Noroeste completa 105 anos no subsolo do futebol paulista, mas com ânimo para voltar a subir

Ao comemorar 104 anos, a melhor notícia daquele fatídico 2014 foi o lançamento de Noroeste: 104 anos de um teimoso, de Paulo Sérgio Simonetti. Só mesmo relembrando um passado glorioso, na obra mais completa sobre a história do clube, para afagar o sofrido coração noroestino, recém-rebaixado para o fundão do futebol paulista.

Àquela altura, ninguém imaginaria que comemoraríamos 105 anos com boas notícias. Sim, boas. Uma em especial é excelente. Temos a Avante, Rubro!, uma associação de torcedores constituída, ativa, que já fez grandes realizações em pouco tempo (loja oficial reativada, inclusive) e tem até socorrido o clube financeiramente. E concebeu essa belezura acima, resgatando a tradição da arquibancada alvirrubra do Alfredão.

Outra boa notícia é que sossegaram as ações trabalhistas. As do passado recente seguem como fantasmas a comprometer o presente, mas a enxuta folha salarial atual segue em dia. A austeridade continua sendo a marca da atual gestão, a ponto de abdicar de uma participação na Copa São Paulo de juniores 2016 por conta dos custos de inscrição. Certa ou errada, a diretoria tem um nítido motivo.

Importante celebrar também a parceria com a empresa Tel, receita fundamental para os custos da estrutura do clube, mas também um olhar para o futuro, trabalhando a molecada da cidade — com viés social, o que já é louvável, mas sempre pode brotar um talento.

Neste 1 de setembro, sempre estaremos à sombra do aniversariante mais ilustre. Só dá pra chamar o Corinthians de irmão gêmeo pela coincidência da data, aliás. Nasceu na capital e conquistou o mundo. Quem nasce do lado de cá do Tietê está fadado a outra caminhada, não menos saborosa. De troféus modestos, mas igualmente suados.

Que o Noroeste vai subir degraus nos próximos anos, não há dúvida. Depois descer de novo (não até o subsolo, toc, toc, toc!!!). E sua torcida estará sempre a seu lado. E é isso o que interessa.

 

Arte sobre foto de Associação Avante, Rubro!

Por Fernando Beagá

Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração. Formado em Jornalismo e mestrando em Comunicação Midiática pela Unesp, atuou por 16 anos na Editora Alto Astral, onde foi editor-chefe e responsável pela implantação e edição das revistas esportivas. É produtor de conteúdo freelancer pelo coletivo Estúdio Teca. Resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018 para Placar/Veja. Criou o CANHOTA 10 em 2010, a princípio para cobrir o esporte local (ganhador do prêmio Top Blog 2013), e agora lança olhar sobre o futebol nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *