Amigos, que jogo! Dos maiores que o Paschoalotto Bauru proporcionou de emoção, aflição, sobressaltos e êxtase em seus torcedores. Enquanto finalizo esta abertura, meu pé está gelado, não paro de suar e de balançar a perna. Ofego como se tivesse acabado de dar três voltas no quarteirão de casa. O Dragão estava em frangalhos, desfalcado, cansado, mas levou na raça. Venceu o Flamengo, completo, com elenco para rodar a minutagem e que liderava com 17 pontos de dianteira já no último período! Que virada… Deu Bauru, por emocionantes 83 a 81. O que vier neste sábado, pouco importa. A ida à Venezuela já virou saga.
BOLA QUICANDO
De cara, o carrasco Olivinha guarda de três, dando aquele recado do nível da dificuldade que estava por vir. Mas o Bauru conta com Alex Garcia chamando a responsabilidade desde o início, seja em bola de três, seja desafiando a marcação flamenguista. Ricardo e Day também contribuem com triplos e o Dragão abre dez pontos. Mas o Fla vai buscar, puxado por Marquinhos e Meyinsse. Para o merecido descanso de Murilo (indo bem) e Jefferson, Labbate e Wesley Sena entram no final do período e não decepcionam — inclusive, com uma bela trama ofensiva. Tudo igual nesse jogão equilibrado: 24 a 24.
No segundo período, Sena segue em quadra, capturando rebotes, cravando de novo. Léo Meindl entra para dar fôlego ao ataque bauruense, Gegê do outro lado faz o Flamengo jogar, igualmente Robinson. O equilíbrio, entretanto, vai-se embora quando Rafael Luz volta à quadra e assiste bem os companheiros — além partir pra dentro duas vezes quando o tapete vermelho é estendido pela defesa do Dragão. Pela quenda de rendimento (parcial de 15 a 21), os seis pontinhos de diferença (39 a 45) são lucro.
No retorno do intervalo, para deixar o recado logo de cara, Jefferson faz seus primeiros pontos, num belo triplo. Mas aí o encardido Olivinha devolve na mesma moeda, mas não contavam com a astúcia do Ligeirinho, também de fora. Só que o Flamengo de novo se impõe e abre sete pontos a 6min do fim, quando o placar eletrônico apresenta problemas. O capitão Alex pede a bola para não desaquecer, mas a arbitragem não deixa… A esfriada atrapalha, a bola demora a cair e os erros são bizarros (vacilos de Ricardo, Alex e Murilo em sequência), irritando muito o técnico Demétrius. Outra fração favorável aos cariocas (16 a 21), aumentando a diferença para 55 a 66.
Os três primeiros minutos do último período são um atropelo rubro-negro… A bandeja de Alex não cai, mas as bolas de três de Rafael Mineiro e Marcelinho, sim. O líder no NBB chega a abrir 17 pontos sobre o vice-líder. Duas bolas de três de Jefferson, a última delas seguida de um roubo de bola finalizado com bandeja de Murilo, recolocam o Dragão na partida. E a diferença cai para sete a 3min11s do fim. Enquanto o Fla erra lance livre, Roberdei balança a redinha de longe e diminui para três.
Mas a bruxa sobrevoa o Domo Bolivariano: Alex comete a quinta falta e Ricardo Fischer se machuca e deixa a quadra chorando, carregado pelo Capitão América. Sem o armador titular, sem o reserva (Paulinho) e sem o quebra-galho na posição (Alex). Hora de superação: Gui Santos em quadra, dois lances livres ok de Meindl e um pontinho atrás. E o camisa 23 vira herói com uma bolaça de fora, virando a partida. Enquanto os cariocas erraram muitos LLs, Day fechou o jogo na linha livre. Que vitória, que superação!!! Dragão na final depois de uma belíssima parcial de 28 a 15, vencendo de forma heroica por 83 a 81.
NUMERALHA
O Especialista: 17 pontos, 3 rebotes
Capitão América: 16 pontos, 6 rebotes, 2 assistências
Força, Maestro: 15 ponot,s 3 rebotes, 7 assistências
Murilaço, aço, aço! 13 pontos, 8 rebotes (você correspondeu à missão dada!)
Jé, o Definidor: 11 pontos, 5 rebotes
Léo Monstro: 6 pontos preciocíssimos, decisivos!
Sena: 5 pontos, 2 rebotes
O Dragão aguarda o resultado de Guaros-VEN e Mogi para conhecer seu adversário na decisão.
ATUALIZADO: o adversário é o Guaros, que aproveitou o fator casa e venceu Mogi por 81 a 73. A partida será às 21h, com transmissão pela TV no canal Sportv2 — no rádio (ou na web) pela Auri-Verde 760AM/Jornada Esportiva.