Ganhar é sempre bom. Até em treino. Mas a maior vitória do Bauru Basket sobre a Liga Sorocabana, nessa tarde de quinta-feira (83 a 74), foi ganhar ritmo de jogo para o início do Campeonato Paulista, dia 1 de agosto — contra a própria LSB, na Panela. O renovado e modesto time sorocabano vinha com mais ritmo, por ter disputado os Regionais.
Precisando entrosar seu novo elenco, com mais peças novas do que em temporadas anteriores, o técnico Guerrinha aproveitou a atividade para experimentar variações táticas, sobretudo para suprir a ausência de Larry Taylor (na Seleção Brasileira), o que deixa o armador Ricardo Fischer sem opção imediata de revezamento, já que Luquinha e Fernando Fischer seguem em recuperação de cirurgias. Por isso, Gui Deodato (22 pontos, continua impossível de três) foi experimentado conduzindo as jogadas.
Outra novidade, que vinha sendo aperfeiçoada nos treinamentos, foi a presença de Andrezão na posição 3. Com chute mais calibrado e boa presença física, o Mamute está cada vez mais versátil. O quinteto inicial, aliás, foi composto por Ricardo, Gui, Andrezão, Murilo e Tischer — está claro que Murilo atuará prioritariamente como 4 por aqui.
O ala Gustavo Scaglia (bom chute de fora, o do menino, fez 16 pontos) e o pivô Mathias (um pouco menos solto) também participaram bastante do amistoso. E o garrafão com Murilo (14 pontos) e Tischer (18 tentos e nove rebotes) mostrou seu valor, vai fazer estrago nos adversários. E ainda falta o argentino Ramírez, curtindo lua-de-mel na Argentina.
Claro que houve muitos erros, notou-se necessidade de maior entrosamento, tudo dentro da normalidade. “Taticamente ainda estamos muito atrás do que pretendemos, mas é normal pelo pouco tempo de treino que tivemos. O mais importante deste jogo treino foi colocar nos jogadores uma mentalidade de jogo para o início do Paulista”, avaliou Guerrinha, via assessoria.
Acompanhei os dois primeiros quartos. É cedo para projetar o nível que esse time pode alcançar, mas o mais importante eles já têm: união. Estão muito a fim de vencer, o que eu já havia percebido nos treinamentos, pegados, intensos. Os jogadores estão fininhos, levaram a sério as primeiras semanas de preparação física. Que voem na temporada.