O freguês vai com aspas por todo o respeito que o campeão das Américas merece. Mas a verdade é que foram três vitórias (em três jogos) do Paschoalotto Bauru sobre o Pinheiros este ano. Duas pelo NBB5 (67 a 62 na Panela, 74 a 73 em São Paulo) e na partida de ida deste Campeonato Paulista (80 a 74, na caverna do Dragão). O retrospecto segue positivo se retrocedermos até 2011: de lá pra cá, são quatro vitórias bauruenses e duas dos pinheirenses. A última vitória do time de Shamell foi em 13 de março de 2012, pelo returno do NBB 4, um vareio de 91 a 67, na capital — um troco na vantagem que tomaram no jogo de ida, na Panela (99 a 82 para Larry e cia). Em 2011, foi apenas um confronto, pelo segundo turno do NBB3: Pinheiros venceu na Panela, por 94 a 89. Vale lembrar que as equipes não se enfrentaram nas edições 2011 e 2012 do Campeonato Paulista.
O encontro antecede um dos maiores momentos da história do Pinheiros, que disputará nos dias 4 e 6 de outubro a Copa Intercontinental, contra o Olympiacos da Grécia, campeão europeu. Entretanto, engana-se quem pensa que os comandados de Cláudio Mortari irão desinteressados para a partida. “Eu espero que possamos vencer para nos reafirmarmos. É muito importante, também, para chegarmos confiantes na Copa Intercontinental”, afirmou o experiente treinador, via assessoria. E complementou: “Para buscarmos uma vitória que nos dará confiança, nada melhor que um jogo contra o time de Bauru, uma das melhores equipes do Campeonato Paulista, a primeira colocada”. Pinheiros irá para o jogo com o time completo.
Do lado bauruense, o pivô Murilo Becker destacou a importância da vitória, mesmo longe de Bauru, para a manutenção da liderança — principalmente porque São José está na cola. “Sabemos da importância de vencer essas partidas fora de casa. São jogos-chave para a sequência da competição e que pode definir nossa colocação. Queremos garantir a primeira posição na fase de classificação e essas vitórias são essenciais para isso”, destacou o camisa 21.
Pinheiros e Paschoalotto Bauru se enfrentam nessa quinta, 26 de setembro, às 20h, em São Paulo. A dobradinha Auri-Verde/Jornada Esportiva transmite o duelo.