Categorias
Noroeste

Pupilo de Muricy, Sangaletti assume no Noroeste seu primeiro desafio como treinador

Pupilo de Muricy, Sangaletti é o novo técnico do Noroeste

retranca-ECNO Noroeste deu o primeiro passo da preparação para o Campeonato Paulista da Série A3. Anunciou o treinador e pegou todo mundo de surpresa: Marcelo Sangaletti, 45 anos. Surpresa porque trata-se de um novato. Com exceção de um curto período como técnico interino no Náutico, em 2008, o vitorioso ex-zagueiro de Guarani, Corinthians, Sport, Náutico e Internacional começa agora, em Bauru, sua trajetória como técnico de futebol.

Apesar de incógnita, gerando compreensível desconfiança, é preciso observar alguns traços da trajetória de Sangaletti para ter esperança de seu sucesso à frente do Norusca. Vamos em tópicos:

sangaletti-nautico
No Náutico, é ídolo histórico

• Enquanto jogador, foi capitão na maioria dos clubes por onde passou, o que mostra seu perfil de liderança. Nos três anos que jogou no Internacional, chegou a dar palestra motivacional para funcionários do clube e negociou melhorias na premiação de jogadores e estafe.

• No final da última década, foi superintendente de futebol no Náutico, onde é ídolo. Em 2008, viveu episódios interessantes. Em maio, assumiu a prancheta interinamente após a saída de Roberto Fernandes. Ficou poucos jogos na função, voltou a seu posto e desligou em setembro quando… Roberto Fernandes retornou. Alegando ter divergências de pensamento com o treinador, afirmou que naquele momento o clube precisava mais de Fernandes do que dele. Um sinal de desprendimento.

• Foi secretário de esportes em São Carlos, entre novembro de 2013 e março de 2015. Pediu exoneração por divergir da drástica redução orçamentária da pasta que conduzia.

Na CBF: palestrante
Na CBF: palestrante

• Formou-se em Educação Física, fez curso de treinador na CBF e posteriormente tornou-se palestrante na mesma entidade — dedicado a análise de desempenho, identificação e desenvolvimento de talentos na base. É nesse faro para encontrar bons jogadores e desenvolvê-los que o Noroeste está apostando.

• Foi homem de confiança do técnico Muricy Ramalho no Náutico. Quando o chefe foi para o Inter, levou-o junto. Atuou como líbero no esquema de três zagueiros do treinador, liderando a defesa colorada. É considerado um dos pilares da reconstrução do clube gaúcho, no intervalo entre o quase rebaixamento de 2002 e o título mundial de 2006 — atuou entre 2003 e 2005. Em 2006, fez estágio com Muricy no São Paulo.

• No Colorado, mais uma passagem marcante: Sangaletti, ao lado do amigo (e então goleiro) Clemer, convenceu o técnico Joel Santana a promover a estreia do atacante Fernandão em pleno Gre-Nal, em 10 de julho de 2004. “Já jogou de meio na França, de repente ele te resolve”, foi a sugestão para mexer no time no intervalo. O Inter venceu por 2 a 0 e Fernandão fez o gol mil da história do clássico. O primeiro feito de um dos maiores ídolos do clube gaúcho teve um sopro tático do agora treinador do Noroeste.

• Depois de uma carreira vitoriosa como jogador — ganhou nada menos do que nove estaduais consecutivos, entre 1997 e 2005 —, Sangaletti deixou claro em recentes entrevistas que estava se preparando para trilhar caminho de sucesso fora das quatro linhas. Toda caminhada precisa de um primeiro passo, que será dado em Bauru.

Com Muricy: admiração
Com Muricy: admiração

FALA, SANGALETTI

“É uma satisfação enorme poder trabalhar num clube de tamanha tradição e expressão no futebol como o Noroeste. Estou feliz com a confiança depositada em mim pela diretoria e vamos montar uma equipe dentro das condições do clube. Quero conhecer os meninos do sub-17 e vamos integrá-los para treinar junto com os atletas profissionais que serão contratados e vamos avaliar os que já estão no clube. Não queremos pular etapas, mas entendemos que alguns jovens amadurecem pro futebol mais rápido do que os outros e aqueles que demonstrarem personalidade e qualidade poderão sim ser integrados e até inscritos na A3”, disse o novo treinador, via assessoria.

O novo comandante noroestino também comentou  a inspiração em Muricy Ramalho — que aposentou-se precocemente este ano, por causa da saúde, e acaba de ser anunciado como novo comentarista do canal Sportv. “Trabalhei muito com o Muricy Ramalho. É um espelho pra mim como pessoa e como técnico de futebol. Aprendizado que levo comigo para onde eu vou”, destacou.

CONFIANÇA

“Sangaletti vem se capacitando com afinco para exercer a função de treinador. É preparado, estudioso e mostrou-se muito atualizado. Tem uma carreira exemplar como jogador e um futuro promissor agora na função de técnico. Temos total confiança no trabalho que fará a frente do Noroeste”, cacifou o presidente Estevan Pegoraro.

Marcelo Sangaletti será apresentado oficialmente na próxima quarta-feira e já começa a trabalhar na formacão do elenco para a Série A3.

 

Fotos: Reprodução

Por Fernando Beagá

Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração. Formado em Jornalismo e mestrando em Comunicação Midiática pela Unesp, atuou por 16 anos na Editora Alto Astral, onde foi editor-chefe e responsável pela implantação e edição das revistas esportivas. É produtor de conteúdo freelancer pelo coletivo Estúdio Teca. Resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018 para Placar/Veja. Criou o CANHOTA 10 em 2010, a princípio para cobrir o esporte local (ganhador do prêmio Top Blog 2013), e agora lança olhar sobre o futebol nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *