Categorias
Noroeste

Raio-X do volante Alemão, novo reforço do Noroeste para a Série A3

Conheça detalhes da carreira de Alemão, novo jogador noroestino para a Série A3

retranca-ECN-A3O Noroeste anunciou na tarde desta segunda um reforço para o meio-campo: o volante Alemão. Mas quem é esse jogador de 1,76m, prestes a completar 28 anos, que foi indicado pelo técnico interino Diego Kami Mura? Bagagem em divisões de acesso ele tem — e muita. O Canhota 10 preparou um dossiê sobre a carreira do novo jogador alvirrubro. Confira!

Pelo Ituano, em partida contra o Palmeiras, no Alfredão. Foto: Divulgacão/Ituano
Pelo Ituano, contra o Palmeiras, no Paulistão. Foto: Divulgacão/Ituano

Emerson Gonçalves dos Santos nasceu em Itu, em 11 de março de 1988. Foi criado na base do Ituano, onde se profissionalizou em 2008. No ano seguinte, foi emprestado à Itapirense, disputou a Série A3 e quase conquistou o acesso. Em 2010, retornou ao Galo e fez dois gols na Série A1 daquele ano. Seguiu no clube até 2012, quando ultrapassou a marca de 100 jogos — nesse período, anotou dois gols na Copa Paulista de 2011 e mais um na de 2012.

Alemão, aliás, já balançou as redes do Alfredão. Em 26 de outubro de 2011, pela Copa Paulista, fez o gol da vitória de seu time sobre o Norusca por 1 a 0, encobrindo o goleiro Nicolas aos 6min do primeiro tempo, em chute de longe — é o primeiro lance deste vídeo.

Com a camisa do Capivariano. Foto: Reprodução
Com a camisa do Capivariano. Foto: Reprodução

Depois, bateu asas. Foi defender o Capivariano na Série A2 de 2013. Não subiu pelo saldo de gols… Nessa competição, o volante anotou um gol na segunda fase, contra a Catanduvense — vestindo a camisa 10. Sua atuação chamou a atenção do Botafogo de Ribeirão Preto, pelo qual disputou a Série D daquele ano. A passagem pelo Botinha também foi indicação de Kami Mura, que era preparador físico do time. Em 2014, de volta a Capivari, sagrou-se campeão da Série A2, quando disputou 11 das 19 partidas (seis como titular).

No time potiguar. Foto: Kaline Rodrigues/Globo FC
No time potiguar. Foto: Kaline Rodrigues/Globo FC

Ainda no ano da Copa, foi para sua passagem pelo nordeste do país. Contratado pelo Globo FC, do Rio Grande do Norte, disputou a Série D — e ainda deu tempo de ser campeão da segunda divisão potiguar pelo Força e Luz, que usou o elenco do Globo após parceria. Ano passado, defendeu novamente o Globo, no campeonato estadual (terceiro colocado) e na Série D. Contratado pelo Rio Branco de Paranaguá para disputar o Campeonato Paranaense de 2016, não se firmou e acertou com o Noroeste, oportunidade para ficar mais perto da família, que mora em Itu.

Pelo vídeo que compila suas jogadas no Youtube (veja abaixo), Alemão sabe chegar ao ataque e finaliza bem, apesar de o momento atual de sua carreira sugerir menos mobilidade e nada de gols recentes. Entretanto, o Noroeste é a vitrine de que precisa, em seu retorno ao futebol paulista. Pode dar certo por aqui, sim. A previsão de estreia é no domingo (21/fev), contra o São José, fora de casa.

 

Foto topo: Bruno Freitas/EC Noroeste

É rapidinho! Clique aqui
É rapidinho! Clique aqui

Por Fernando Beagá

Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração. Formado em Jornalismo e mestrando em Comunicação Midiática pela Unesp, atuou por 16 anos na Editora Alto Astral, onde foi editor-chefe e responsável pela implantação e edição das revistas esportivas. É produtor de conteúdo freelancer pelo coletivo Estúdio Teca. Resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018 para Placar/Veja. Criou o CANHOTA 10 em 2010, a princípio para cobrir o esporte local (ganhador do prêmio Top Blog 2013), e agora lança olhar sobre o futebol nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *