(Direto da Panela) Onze segundos para o final da partida, placar folgado. Torcida de pé nas arquibancadas aplaudindo os últimos instantes da carreira de Robert Day. Os adversários também se rendem ao clima e estendem o tapete vermelho para a cesta derradeira. De três, claro. Melhor roteiro impossível para esse final feliz.
Como prometera, o camisa 31 doou-se em quadra e contribuiu com a vitória de 78 a 60 sobre o Pinheiros, que garantiu ao Gocil Bauru uma vaga nos playoffs do Campeonato Paulista — com a derrota do América para a Liga Sorocabana, mais tarde, o Dragão terminou em sétimo e encara o próprio Pinheiros nas quartas.
Fora de forma, sem ritmo de jogo, Day deve estar, a esta altura, lidando com as dores no corpo após tanta entrega em quadra. Foram 12min intensos, esforçando-se na marcação, tentando entender as jogadas, encontrando espaços para seu arremesso certeiro. O período de inatividade cobrou sua conta nos quatro lances livres que perdeu, mas o placar sob controle permitiu essa regalia.
Acompanhado da esposa, Reena (com ele, na foto acima), recebeu bela e merecida homenagem, daquelas para bater no peito e dizer fiz tudo certo, plantei boas sementes. Os colegas de time ali, no centro da quadra, reverenciando não só um profissional talentoso, mas um amigo. Entrevistas dadas, o dono da festa ainda dedicou seu tempo para as últimas fotos, os últimos abraços com torcedores. Eu também fui lá, despi-me do jornalismo e fui abraçá-lo, desejar boa sorte. Obrigado, Roberdei.
ABRE ASPAS
Repercuti a partida com alguns personagens do jogo e, claro, falamos sobre Day (cuja entrevista está aqui):
O ex-bauruense Mathias, que jogou e foi campeão com Day:
O ala-pivô Jefferson William, um dos grandes amigos do camisa 31:
O técnico Demétrius avalia a vitória, o momento do time e comenta a participação do agora ex-jogador:
NUMERALHA
Alex Garcia: 22 pontos, 4 rebotes, 7 assistências
Robert Day: 12 pontos, 2 rebotes, 1 assistência
Léo Meindl: 10 pontos, 3 rebotes, 2 assistências
Rafael Hettsheimeir: 9 pontos, 7 rebotes, 2 roubos
Gui Santos: 9 pontos, 5 rebotes, 4 assistências
Jefferson William: 8 pontos, 6 rebotes
Valtinho: 5 pontos, 3 assistências
Shilton: 3 pontos, 11 rebotes
Mais cliques dessa tarde especial: