Três jogos, três derrotas. Cada uma delas com sua particularidade, de desfalque, de desentrosamento ou de força do adversário. Esta última, por 95 a 85 para Rio Claro, foi a mais normal delas. Com forças equivalentes e na casa do adversário. Mas tem enorme peso por manter o Paschoalotto Bauru zerado, aumentando a bronca de parte da torcida.
Mas será que a torcida precisa se preocupar? A partir do aviso do preparador físico Bruno Camargo antes de o estadual começar, não. Ele avisou: paciência, porque não vão pular etapas. Por isso Alex Garcia ainda não jogou, Hettsheimeir ganhou folga pós-Pan e Jefferson só atuará quando estiver realmente bem. Paulinho Boracini (foto acima) estreou dez dias depois da previsão inicial, por prudência — e estreou com 13 pontos, mas perdeu cinco bolas, sintoma da falta de ritmo.
São seis equipes no grupo e classificam-se quatro para os playoffs. Podemos bancar o América não terá fôlego para brigar por uma vaga. Sobram cinco concorrentes, tendo Osasco como grata surpresa até agora — líder com três vitórias em três jogos. O fato de Limeira também começar poupando os principais jogadores, a exemplo de Bauru, mexeu na balança.
O planejamento inclui a classificação para os playoffs do Campeonato Paulista, mas em qualquer posição. “Terceiro ou quarto”, ouvi. Exatamente por prever dificuldades nesse início de molecada e peças principais entrando aos poucos.
Na boa. Sem imediatismo ou pessimismo. Tudo indica que o time pega ritmo no segundo turno, preparando-se para o Intercontinental no final de setembro. Portanto, o segundo turno vai decidir a parada. Antes disso, o Dragão tem Osasco na Panela (quinta, 20/ago), boa prova de fogo, e visita Limeira no sábado. Duas vitórias já mexerão completamante na classificação. Abaixo, para constar, os números da última partida. Destaque para o desabroxar de Léo Eltink. E Wesley Sena segue protagonizando.
NUMERALHA
Wesley Sena: 16 pontos, 4 rebotes
Robert Day: 16 pontos, 3 rebotes
Rafael Hettsheimeir: 14 pontos, 4 rebotes
Léo Eltink: 13 pontos, 5 rebotes, 3 assistências
Paulinho Boracini: 13 pontos
Murilo Becker: 11 pontos, 6 rebotes
Carioca: 2 pontos, 4 rebotes, 8 assistências
Foto: Henrique Costa/Bauru Basket