CANHOTA 10

Rascunho do Noroeste titular para a estreia

Após seis amistosos, Norusca termina preparação invicto em jogos-treino e é possível esboçar time que encara o Santo André

Otacílio e Vandinho foram bem na primeira oportunidade em que começaram jogando (um gol cada). Foto ECN

Ufa! O Canhota 10 está de volta após uma pausa forçada. Ainda bem que a tempo de acompanhar a estreia do Norusca no Paulistão. Então, vamos lá – obrigado pela paciência e pelo retorno a este espaço virtual.

Nessa terça (11/1), o Noroeste fez seu último jogo-treino e manteve a invencibilidade. A vitória por 3 a 0 sobre o Rio Branco fecha um ciclo de preparação importante. Passando por cada um dos jogos, podemos rascunhar o time titular para a estreia domingo (16/1), às 19h30, no Alfredão – graças à Justiça:

17/12 (Lençóis)
NOROESTE 2 x 0 Ferroviária
Gols: Ricardinho (chute de longa distância – goleiro adiantado) e Giovanni (jogada individual)
Escalação: Yuri; Gustavo Henrique, Cris, Marcelinho (França) e Gleidson (Juninho); Francis (Tiago), Júlio César, Ricardinho e Doda (Giovanni); Rafael Aidar (Diego) e Zé Carlos (Bruno Gaúcho).
Neste primeiro teste, jogaram os que tinham condições físicas e a maioria dos reforços não estava apta. Tanto que o canhoto Gustavo foi improvisado na direita. Gleidson chama a atenção pela esquerda.

22/12 (Alfredão)
NOROESTE 1 x 1 Arapongas-PR
Gol: Marcelinho (concluindo cruzamento pela esquerda)
Escalação: Yuri (André Luis); Gustavo Henrique (Márcio Gabriel), Cris, Marcelinho (França) e Gleidson (Giovanni); Francis, Júlio César (Hernani), Ricardinho e Doda (Altair); Rafael Aidar (Diego) e Zé Carlos (Aleílson).
Márcio Gabriel e Aleílson aparecem pela primeira vez. Zé Carlos segue em jejum. Time ainda busca entrosamento.

29/12 (Araras)
NOROESTE 2 x 2 Red Bull
Gols:
Zé Carlos (conclusão após passe de Ricardinho) e Da Silva (cabeceio após cobrança de falta de Ricardinho)
Escalação: Yuri; Márcio Gabriel (Betinho), Matheus, Da Silva e Gleidson; Francis (Júlio César), Marcelinho, Ricardinho e Altair (Thiago Marin); Aleílson (Rafael Aidar) e Zé Carlos.
Mais ‘estreantes’ vão dando cara ao time. Com a nova dupla de zaga formada por Matheus e Da Silva, Marcelinho reassumiu a posição de segundo volante, em que foi tão bem na Série A2. Doda e Aidar cedem espaço. Zé desencanta.

5/1 (Alfredão)
NOROESTE 4 x 0 Rio Preto
Gols: Marcelinho (de cabeça, concluindo cobrança de Altair), Zé Carlos (de cabeça, após cruzamento de Gleidson), Aleílson (pegando rebote de cruzamento de Ricardinho pela esquerda) e Zé Carlos (de pênalti).
Escalação: André Luis (Nicolas); Márcio Gabriel (Júlio César), Matheus, Da Silva e Gleidson (Giovanni); Francis, Marcelinho (Hernani), Ricardinho (Doda) e Altair (Thiago Marin); Aleílson (Rafael Aidar) e Zé Carlos (Bruno Gaúcho).
Luciano Dias repete a escalação, com exceção do gol, assumido por André Luis. O time titular vai ganhando sua cara e Zé recuperando seu faro. Outra boa notícia: as tramas pela esquerda, com Gleidson apoiando bastante e participando de dois gols.

8/1 (Monte Sião)
NOROESTE 3 x 1 Velo Clube
Gols: Zé Carlos (duas vezes: um de pênalti e um de cabeça – após cruzamento de Márcio Gabriel) e Aleílson (jogada individual)
Escalação: André Luis; Márcio Gabriel, Matheus, Da Silva e Gleidson; Francis, Marcelinho, Ricardinho e Thiago Marin (Vandinho); Aleílson (Altair) e Zé Carlos.
A mudança da vez é a entrada de Thiago Marin no lugar de Altair. Depois, Vandinho aparece pela primeira vez. Aleílson e Zé Carlos vão se firmando no ataque, mesmo com a sombra de Otacílio Neto. Zaga parece fechada.

11/1 (Monte Sião)
NOROESTE 3 x 0 Rio Branco
Gols: Otacílio Neto (conclusão dentro da área após assistência de Doda), Vandinho (chute forte da entrada da área) e Doda (jogada individual).
Escalação: segundo a assessoria de imprensa, a comissão técnica solicitou não divulgar o time que entrou em campo. Mas, pelo que já havia sido comentado de todos se movimentarem e pelo que vi nas fotos divulgadas, eram os reservas – reforçados por Vandinho e Otacílio Neto, que estão entrando em forma. Quem identifiquei e, portanto, jogou: Cris e Halisson como dupla de zaga; Gustavo Henrique na lateral-esquerda; Altair e Doda na armação (sinal de que Thiago Marin está na frente); Vandinho e Otacílio no ataque – substituídos no intervalo por Rafael Aidar e Bruno Gaúcho.

O balanço do Norusca nessa preparação são quatro vitórias e dois empates, 15 gols a favor e quatro sofridos. Pela descrição dos gols, há força no jogo aéreo – em faltas laterais -, nas chegadas de linha de fundo e opções para chutes de fora da área. Jogadas individuais, com dribles na entrada da área, deverão estar na manga.

Quanto ao time titular, as certezas: toda a defesa, dupla de volantes e Ricardinho como terceiro homem do meio. Na outra vaga da armação, parece que Thiago Marin levou a melhor (concorre com Altair, Doda e até Vandinho). No ataque, Luciano Dias deverá começar com Aleílson e Zé Carlos, mas não se surpreenda se Tatá aparecer – acho mais provável no segundo tempo – pois veio para ser titular e só depende de sua forma física.

Com as dúvidas devidamente identificadas, aí está um rascunho do Norusca para a estreia. Atualizado em 15/1: o Noroeste divulgou os jogadores relacionados para a partida e Doda e Thiago Marin estão fora. Indício de que Vandinho ganhou a parada e Altair será opção. Otacílio também deverá começar jogando.

Comentários

  1. Kelly disse:

    Gosto da equipe, acho que é uma boa formação e temos chance de lutar por alguma coisa…
    Espero que o Norusca nos de muitas alegrias este ano.

  2. Reynaldo disse:

    Praticamente e o time que vem jogando nos ultimos amistosos. Eu gostaria de saber a respeito do Hallison. Sera que ele ainda esta se recuperando de alguma contusao. De qualquer forma boa sorte para o Norusca. Espero que ele inicie o paulistao com uma boa vitoria e assim animar a torcida fazendo com que ela compareca cada vez mais no Alfredao.Da-lhe Norusca!

  3. Reynaldo disse:

    Fernando….Eu assisti alguns videos dos amistosos do Norusca e deu pra ver que os adversarios entram muito facil pelo miolo da zaga….O que vc acha a respeito?

  4. Fernando BH disse:

    Reynaldo, pude identificar o Halisson nas fotos do jogo de ontem. Sinal de que está recuperado, mas deve estar sem o ritmo dos demais. Acho que no decorrer do campeonato assume o lugar do Da Silva, até pelo entrosamento com o Matheus (se formaram juntos na base do Santos)

  5. Fernando BH disse:

    Reynaldo, meu primeiro contato com este novo elenco será no Alfredão, domingo. Ainda não posso opinar a respeito. Abraço!

  6. CESAR MELLEIRO disse:

    TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR AOS 2 JOGOS TREINOS NO ALFREDÃO VI UMA EQUIPE AGUERRIDA SABENDO O QUE QUER. ESTA EQUIPE DE 2011 TEM UM DIFERENCIAL MUITO GRANDE EM RELAÇÃO AO TIME DE 2010, JOGADORES EM FORMA QUE ESTAVAM EM ATIVIDADE EM SEUS CLUBES NÃO AQUELA EQUIPE DE 2010 ONDE A MAIORIA DOS JOGADORES ESTAVAM FORA DE FORMA E DEPOIS DE SE TRATAREM EM BAURU SIMPLISMENTE FORAM EMBORA, TENHO A MAIOR ESPERANÇA NESTE TIME.
    E DOMINGO TORCIDA NOROESTINA TODOS AO ALFREDÃO.

  7. Nilton Santos disse:

    Boa formação…mas Aleilson e Otacilio ainda jogarão juntos.