CANHOTA 10

Raio-X de Matheus

Bom zagueiro, conhecido dos noroestinos, jogou apenas quatro partidas em 2010

O Noroeste divulgou seu quinto reforço para o Paulistão 2011. Depois dos anúncios de Vandinho, Gleidson, Cris e Márcio Gabriel, chegou a vez de Matheus. É o terceiro ex-noroestino da lista.

O jovem zagueiro Matheus Ferraz Pereira, 25 anos (12/2/1985), nasceu em São José do Rio Pardo-SP. A exemplo de Cris, seu colega de zaga contratado, jogou muito pouco em 2010. Confira a trajetória o beque de 1,90m e 80kg.

Até 2006
Formado nas categorias de base do Santos, tem oportunidade entre os profissionais em 2005, fase ruim do Peixe. Atua em quatro partidas do Brasileirão daquele ano, inclusive o vexaminoso 7 a 1 aplicado pelo Corinthians, no Pacaembu, dia 6 de novembro.
Na temporada seguinte, compõe o elenco do Peixe campeão paulista, comandado por Vanderlei Luxemburgo.

2007
Contratado pelo América de Rio Preto, faz um bom Paulistão. Atua em 11 dos 19 jogos da primeira fase – inclusive nas partidas contra o trio de ferro Corinthians, São Paulo e Palmeiras – e anota dois gols: sobre o (então) Barueri, na 12ª rodada (vitória do América por 2 a 1) e no empate de 2 a 2 com o Ituano, na 19ª rodada.
No segundo semestre o América o empresta ao Remo, do Pará, onde disputa a Série B do Brasileiro.

2008
Inicia o ano no União São João de Araras-SP. Logo em março, porém, é emprestado ao Brasiliense. Pelo clube candango, sagra-se campeão metropolitano, mas tem o contrato (que iria até 31/12) rescindido logo após a conquista, no início de maio. O União também finaliza o vínculo (definitivo), dia 27 de maio.
No segundo semestre, reforça o Noroeste e faz boa participação na Série C – apesar de o Norusca parar na segunda fase -, o que garante sua presença no elenco do Paulistão do ano seguinte.

2009
Atua em apenas quatro jogos da desastrosa campanha alvirrubra que termina em rebaixamento. Enfrenta Ituano (oitava rodada), Ponte Preta (13ª, faz um gol), Marília e Mogi Mirim (as duas últimas). Sobrevive ao desmanche do grupo e fica para a Copa Paulista, quando faz três gols, mas o Noroeste não passa da primeira fase. Ainda em dezembro, após término do contrato, assina com o São Caetano.

2010
Durante todo o ano, atua apenas 226 minutos: somente uma partida no Paulista (a final do Troféu do Interior, contra o Botafogo) e três na Série B – contra Duque de Caxias (18ª rodada, titular), Ponte Preta (24ª, entra aos 29 do segundo tempo) e Paraná (35ª, titular). Fica ainda 18 vezes escalado no banco de reservas, sem entrar. Os titulares, Marcelo Batatais e Anderson Marques, não dão muita brecha.

Opinião do Canhota 10: levando-se em conta apenas sua carreira irregular, preocuparia, a exemplo de Cris. Mas quem o viu em campo, defendendo a camisa do Noroeste, está tranquilo. É um zagueiro firme no jogo aéreo, rápido e que tem boa presença ofensiva. Guardadas as proporções, suas arrancadas lembram as de Lúcio (hoje na Inter de Milão). Havendo cobertura, vá lá, mas convém ser menos empolgado em suas investidas…
É bom reforço, mas bem que seu colega Anderson Marques, que também passou por aqui, poderia vir junto… O vídeo abaixo, do YouTube, ajuda a refrescar a memória dos noroestinos.

Comentários

  1. alessandro disse:

    jogador de medio a bom , eu queria saber se vcs tem noticias do diego sacoman zagueiro do ceara e do atacante aleilson do bahia , se podem ser os mais novos contratados …

  2. Ricardo Henrique Ferraz disse:

    Otimo Jogador!!! Bom carater e agregador, se tiver oportunidade irá ajudar – e muito – o NORUSCÃO. PARABENS pela contratação!!!!