CANHOTA 10

Noroeste tenta salvar semestre em noite de contraste

O Noroeste recebe o Ituano pela quinta rodada da segunda fase da Copa Paulista, no estádio Alfredo de Castilho, às 19h30. Meia hora depois, a bola sobe no ginásio da Luso, para o início do playoff semifinal do Campeonato Paulista entre Bauru Basket e São José.

Enquanto o centenário Norusca tenta a vitória para sobreviver na competição, o Bauru é favorito ao título paulista. Enquanto o Noroeste leva em média cerca de 340 torcedores ao seu estádio, a carga de ingressos da partida de basquete deve se esgotar bem antes de seu início. Haverá mais gente na Luso do que no Alfredão. Sinal dos tempos.

Como um corpo não ocupa dois lugares no espaço ao mesmo tempo, fiquei dividido até que confirmei compromisso profissional na Luso. Mas um pedaço do coração alvirrubro estará atento ao placar.

No campo, Anderson Cavalo volta a vestir a camisa 9. Sem nenhum substituto com sua característica de incomodar a zaga adversária dentro da área, ele passou a ser peça-chave no elenco noroestino, mesmo tendo marcado míseros dois gols até agora. Abre espaços, faz pivô, intimida zagueiros. Tomara que desencante de vez. Por outro lado, o lateral-esquerdo Gustavo está fora, suspenso.

Se perder ou empatar, o Norusca praticamente despede-se do semestre. Se vencer, decide na última rodada contando com uma forcinha da Ferroviária contra o próprio Ituano.

Hora de decisão, aqui e ali. Mas o drama, as unhas roídas – mesmo que poucas – e o sofrimento estarão na Vila Pacífico. A não ser que a zebra faça como a torcida, troque de esporte, e vá galopar rumo à cesta.