CANHOTA 10

Mais uma amostra negativa do laboratório noroestino

De Bauru
(ligado na Jovem Auri-Verde)

Seria uma derrota aceitável, normal, não fosse a necessidade de pontuar após perder em casa na estreia da segunda fase da Copa Paulista. O XV de Piracicaba venceu o Noroeste por 3 a 1, chegou a quatro pontos no grupo 7 e deixou o Alvirrubro na lanterna, com zero. O líder é o Sport Barueri, com seis – Francana tem um.

Repetindo os erros de criação de jogos anteriores, o Norusca até ameaçou reagir no início do segundo tempo, quando já perdia por dois gols e enconstou no placar. Mas o entusiasmo durou pouco tempo e a dura realidade se estabeleceu. Um time bom no papel, se comparado com os modestos elencos da maioria dos clubes, que não deu liga. Que tem menos fome de bola do que os adversários. Que credenciará poucos jogadores à disputa da elite em 2011 – o que significará um trabalhão para entrosar o novo grupo que se formará a partir de novembro, provavelmente.

No próximo sábado, 19h, o Noroeste recebe a Francana no Alfredo de Castilho.

O JOGO

1º tempo
Disposto a levar ponto(s) para Bauru, o Norusca começa melhor e acerta uma bola na trave logo aos quatro minutos, em chute rasteiro de Cleverson. A partir daí, o XV começa a se impor e conquista quatro escanteios nos dez primeiros minutos. E logo chega o primeiro gol, em pênalti duvidoso sobre Fábio Santos, aos 13 – quem banca a infração é o experiente bandeira Vicente Romano. O camisa 9 cobra forte, no meio do gol, para abrir o placar.

O time vermelho mal tem tempo de se recompor e já leva o segundo. Aos 20, em mais um escanteio, o zagueirão Marcus Vinícius testa livre para as redes. Sem reação, o Noroeste ainda passa sufoco aos 33, em chute de Paulinho, e no minuto seguinte Fábio Santos perde gol feito na frente de Yuri. O Alvirrubro só aparece aos 36, em boa cobrança de falta de Deivid, espalmada por Leandro.

Intervalo
Ao microfone de Jota Augusto, da Auri-Verde, o zagueiro Geilson reclama do pênalti. “É suspeito… Nossa equipe estava bem. Não houve nada no lance”. Mais tarde, após o jogo, o gerente de futebol Ricardo Occhiuto disse ao repórter que levará reclamação à Federação Paulista a respeito da atuação do trio de arbitragem.

2º tempo
A exemplo do que ocorreu em Bauru no último sábado (25/9), o Noroeste volta para a etapa final cheio de um gás que dura cinco minutos. O grandalhão Paulo Roberto entre no lugar de Tales – provavelmente cansado, readquirindo ritmo de jogo – e quase faz boa trama com Diego, que quase marca logo a um minuto.

Aos seis, Marlos arrisca chute de longe e Yuri faz difícil defesa. No minuto seguinte, o Alvirrubro desconta. Rafael Mineiro bate forte, de fora da área, e Rafael Aidar, esperto, pega o rebote do goleiro Leandro. 2 a 1.

Quando se sonhava com uma virada épica, o XV mostra ter o domínio do jogo. Aos 11, Marlos cobra falta de longe, explorando a grama molhada – choveu forte duas horas antes da partida. A bola quica antes e Yuri pula atrasado. Fim de papo.

A partir daí, o Norusca tenta reagir, mas segue passando sufoco: aos 22, em chute de Marcus Vinícius, aos 41, com Vinícius Bovi, e aos 46, quando Yuri faz milagre em finalização de Carlão. Do lado vermelho, chance aguda somente num cabeceio de Paulo Roberto rente à trave esquerda, aos 30.

Ao final do jogo, o goleiro Yuri disse que é preciso reagir. “Se formos mal na Copa Paulista, ninguém vai ficar para o Paulistão”, sentenciou. Se não der tempo de buscar a classificação, que o time consiga, pelo menos, apresentar um futebol convincente, sobretudo em relação a entusiasmo – comer grama, mesmo.

Comentários

  1. Reynaldo disse:

    Da maneira como estao tratando o Noroeste a tendencia e continuar esta lenga lenga.O time de laboratorio!!! Que tremenda palhada deste tecnico…Laboratorio pra que?…Testar quem?? A maioria desses que estao ai pra serem testados ja foram reprovados a muito tempo..E eles sao insistentementes colocados pra jogarem. Se tivessem sido colocados pra jogarem todos aqueles que vieram das bases e os mesmos quando testados comprovaram que tem condicoes realmente de vestirem a camisa do Noroeste poderiamos dizer que seria realmente um trabalho de laboratorio.Mas preferiram insistir com alguns que mais parecem cupinchas do tecnico. E o que vemos e este time mediocre. O Noroeste comprovadamente e um time sem padrao de jogo. Fernando vc diz que no papel temos um time melhor que os demais da Copa Paulista. Mas so que na pratica nao funciona…Por que??? Falta de capacidade do tecnico em fazer o time funcionar? Talvez um novo tecnico com mais capacidade… Omissao dos jogadores?…Talvez quem saiba uma atraso do pagamento deles faca com que eles fiquem mais espertos…Pelo o que sabemos times considerados de menor capacidade tecnica em relacao ao nosso quando jogamos contra eles demonstram dentro de campo muita mais determinacao do que o nosso…Pra confirmar isto..Perdemos pra eles… ..E esta situacao ja esta durando a muito tempo. Eu penso que hora de trocar todo o pessoal que e responsavel pelo departamento tecnico do Norusca… Pois esses que estao ai ja demonstraram que nao tem jeito pra coisa….Tudo indica que contra a Francana o sofrimento da torcida se renovara…Pasmen!!!!

  2. Fernando,

    Tive a oportunidade de ir ao jogo ontem pois estou na região e para ser bem sincero em alguns lances “bobos”, como dominar a bola, um passe mais longo ou uma “matada” de bola , a falta de qualidade de alguns atletas é notório.

    Desta forma não sei se algum esquema tático fará tanta diferença para se aplicar neste elenco, a não ser que jogue no esquema 8x1x1 para não tomar tantos gols.

    Sem contar que, não adianta jogar com 2,3 ou meia dúzia de atacantes, se a bola não chega prá eles. Não há jeito, eles terão que se virar buscando jogo no meio.

    Veja, não estou defendendo comissão técnica,imagino que eles conhecem os atletas que tem disponíveis e coloquem os ditos “melhores” em campo.

    Tem como arrumar a casa? Tem, com toda certeza (não para esta copa), mas para isto não basta só boa vontade de alguns, é necessário também qualidade no elenco.

    Mandar técnico embora no momento é querer mascarar uma outra realidade (e só não vê quem não quer!!!).Certamente a diretoria do Noroeste sabe disto pois não tem nenhum “bobo da corte” ali dentro. É preciso cautela e certamente eles estão tendo.

    Um abraço

    J. Dias

  3. Roberto disse:

    Sr José Dias,

    Muito oportuna e claras as suas colocações.

    Falou tudo!!!

  4. luiz disse:

    Acho que tudo o que esta acontecendo comprova a incapacidade da comissão tecnica e diretoria, talvez nao saibam mas hoje se encerra o contrato do meia Richard, que estava na base a 5 anos e que teve a oportunidade de atuar em 3 jogos na copa paulista como titular indo muito bem, logo após o jogo contra o penapolense sem que ninguem soubesse o motivo, nao foi mais convocado para nenhum jogo. Dessa maneira não sei qual foi o criterio utilizado para a expressão laboratorio, mas acredito que enquanto os interesses pessoais não forem deixados de lado o noroeste ira continuar na atual situação para sempre.
    Obrigado

  5. Reynaldo disse:

    Outro dia eu fiz uma critica no Jornal da Cidade a este pessoal que finge que administra o Noroeste em Bauru e muitos torceram o nariz. Mas e a pura realidade dos fatos que sucedem no no clube atualmente. Este pessoal nao tem identificacao nenhuma com o Noroeste. Eles foram catados no laco pra trabalharem em Bauru.E o resultado de toda esta bagunca se relfete dentro das quatro linhas. E os fatos estao sendo comprovados.Esqueceram da renovacao do contrato do Richard…, Falam muito bem dele….Mas no entanto renovaram o contrato de algumas ruindades para o paulistao…Estranho na e? Na verdade isto vem desde do ultimo paulistao em disputamos quando estava ai em Bauru o Fernando Garcia.Quem perde com tudo isto e o Noroste e a sua torcida que tem vivido na expectativa de ver o time do Norusca em campo correspondendo aos seus anseios. Do jeito que esta ta dificil…Na minha opinisao tme que ser mudado o tecnico…Ele mesmo ja provou que nao tem competencia ..Nas coisas mais simples ele se perde….E muita soberba para uma so pessoa. Ate quando ira isto….Pobre Norusca!

  6. Paulo Cesar Medeiros disse:

    Até parece piada alguns comentários que surgem aqui. Como pode fazer e manter um time com essas de rendas(?) fantásticas dos jogos,veja o quadro acima;Renda de r$ 405 reais.

    Parece piada e ainda tem torcedor que quer time grande, vencedor, quer craques no time. hahahaha

    Pode acreditar, papai noel também existe. Assim como o Saci, a Cuca e a Mula sem cabeça.

  7. Luiz Fernando disse:

    Conheci o talentoso meia Richard aqui na cidade de Marília. E quando ele foi para o Noroeste senti que nós de Marília íamos perder um grande talento para o nosso rival, mas pensei: ‘Se for melhor pra ele tudo bem, o cara merece. Um cara simples de uma família batalhadora’ Afinal o Noroeste viveu melhores momentos que o Marília nesses últimos anos. Mas agora lendo esses comentários fiquei surpreso. Alías surpreso já estava por ele estar lá todo esse tempo sem ser aproveitado. E agora não renovaram o contrato!!! Que injustiça com o futebo e principalmente com ele. Fico triste pelo Noroeste não ter aproveitado. Só espero agora que haja tempo para que esse grande talento seja aproveitado em algum outro clube. Força Richard, Deus é maior que tudo!!!

  8. MOACIR disse:

    SR DIAS que me desculpi mas quem escolheu estes jogadores foi o tecnico,faz 5 meses que esta trenando este time,ele nao consegue nem motivar os jogadores ele ja perdeu o comando,se perde o comando numa copinha imagina entao no paulistao.

  9. José Abrahão Dias disse:

    Caro Moacir, sugiro você reler o meu comentário para entender…

    Obrigado,

  10. José Abrahão Dias disse:

    …E com a dispensa de 3 atletas no dia de ontem, tenho certeza que a diretoria do ECN está sintonizada com os anseios da torcida. A direção e comissão técnica, mais do que ninguém, sabem do perfil de cada atleta, então, se a “limpa” começou é porque eles também não estão satisfeitos.

    Como comentei no primeiro post, tem “atletas” no elenco que, lamentavelmente não estão ainda preparados para se destacarem.

    E vem mais por ai, os que ficaram que tratem de jogar futebol com um mínimo de categoria ou passarão longos dias sem jogar em um clube profissional.

    E que fique bem claro aos menos desavisados, o Brasil é a terra do futebol, é uma das paixões de todos nós, brasileiros, porém, como em toda e qualquer profissão, o talento é fundamental. Não se pode confiar à um engenheiro sem experiência a construção de um viaduro, à construção de edifícios. É preciso talento para atuar em todas as áreas.

    Alguns dizem – “Ah, prefiro o técnico X”, outros dizem – “prefiro o técnico Y”, “o técnico X…” e assim por diante, por ai temos a noção de como é difícil agradar “gregos e troianos”.

    Mas com certeza a direção está “ligada”!

  11. luiz disse:

    Caro José Abrahão,

    Acredito que a “limpa” começou, mas acho que talvez esses 3 jogadores não fossem as melhores opcoes para se iniciar a limpa. O Rafael mineiro estava numa fase ruim, mas todos sabem da qualidade do mesmo, o mesmo pode-se dizer do Almir que em muitos jogos demonstrou seu potncial. E talvez a maior injustiça de todas o volante Richard que ja estava na base do noroeste ha 5 anos, e que tinha um dos menores salarios de todo elenco,sem dizer o que demosntrou quando teve oportunidade, trata-se de um atleta de 20 anos somente. A não ser que o clube invista e troque toda a equipe, o que acho dificil por isso acredito que existam peças menos importantes que poderiam ter sido dispensadas antes.

  12. José Abrahão Dias disse:

    Caro Luiz,

    É bem possível que você tenha total razão porém era necessário começar por alguém, ou alguns.

  13. Luiz Fernando disse:

    Concordo com o luiz.
    Eu não via insatisfação no atleta Richard, tanto que quando atuou 3 jogos como titular demonstrou toda sua satisfação, amor e vontade de jogar futebol. Um atleta que está a 5 anos em um clube se tivesse tão insatisfeito ou não tivesse talento se abdicaria de tal posto ou o próprio clube assim o teria feito em tempo inferior.
    Realmente considero tal dispensa equivovada.
    É isso.