CANHOTA 10

Luciano Dias: “Falta coragem à nossa equipe”

Ao final da derrota por 3 a 0, em casa, para o Barueri (primeira rodada da segunda fase da Copa Paulista), o treinador Luciano Dias foi cercado, à porta dos vestiários, pelos repórteres. A sabatina era mais do que necessária, não somente pela derrota, mas por ser a primeira vez que o comandante atuara ali, à beira do gramado, neste semestre.

Reproduzo abaixo alguns trechos que consegui tomar nota, da cabine de imprensa, ouvindo as respostas de Luciano Dias aos colegas Jota Augusto (Auri-Verde), Thiago Navarro (Jornada Esportiva) e Jota Martins (87FM):

Apatia do time
“Eu não posso entrar em campo. Procuro motivar, mostrar situações, mas é o perfil do grupo… Falo isso não é de hoje: falta coragem à nossa equipe, mas não conseguimos embutir isso na cabeça dos atletas.”

A vontade e a raça do Barueri
“O perfil das equipes dessa Copa Paulista é de jovens com muita correria e vibração. Deveríamos atuar assim também.”

Laboratório
“Mais do que ninguém, não quero perder a Copa Paulista. Tenho uma carreira vitoriosa como treinador e jogador e não gosto de perder. Sou eu quem sai mais chateado. Mas foi combinado que a Copinha é laboratório. Claro que quero ganhar, mas não se pode cobrar título desses jogadores.”

Permanência no cargo
“Não temo demissão. Tenho um acordo com o Seo Damião. O foco é o Campeonato Paulista. O que posso fazer nesse momento é com o que está nas minhas mãos. Esse é o time. Então, não vamos achar que é o fim do mundo.”

Resumindo o que deve ter sido combinado no início do semestre – inclusive amarrando com as declarações do gerente de futebol Ricardo Occhiuto a Jota Martins no meio da semana (que poucos ficarão para 2011): vamos experimentar atletas e garimpar os melhores para compor o grupo do Paulistão. Se, de quebra, ocorrer uma boa atuação na Copa Paulista a ponto de brigar pelo título, é lucro.

Está claro que este time que perdeu de 3 a 0 para o modesto Barueri não será o de 2011. Mas, para o torcedor, entrou em campo, tem que honrar a camisa, lutar pela vitória, querer a taça, por menos significativa que pareça ser. Aliás, o Noroeste, convenhamos, não é time de elite para esnobar Copa Paulista. É uma taça que faria muito bem à galeria do clube, como fez em 2005.

O mais preocupante das declarações de Luciano Dias – que tentou se esquivar depois dizendo a um dos repórteres “Não coloque palavras na minha boca” – é a afirmação de que o time não assimila do treinador um espírito guerreiro. Acho que a maioria do grupo ainda não entendeu a mensagem de que não há ninguém garantido para o Paulistão. Isso, no entanto, não exime a responsabilidade de Dias. Ele não pode entrar em campo, mas pode substituir melhor e, sobretudo, cobrar ainda mais empenho – é sempre bom lembrar que, ao contrário de muitos times do interior do Brasil, o Noroeste paga em dia.

Alguns colegas da crônica acreditam que Luciano Dias não tem perfil para comandar o Norusca na Série A1. Que é ótimo para acesso e só. Tenho dúvidas em cravar essa opinião, ainda mais por aparentar ser um profissional sério e com vontade de crescer. E apesar dessa bolinha pequena na partida contra o Barueri, a maioria concordava que ele havia encontrado a melhor escalação – exceção feita a Aidar no banco.

Tenho restrições a ele como formador de elenco – na A2, herdou time montado por Amauri Knevitz. Nesse quesito de montar time, aliás, Paulo Comelli é imbatível – e não vai aqui nenhuma indireta…

Foto na homepage: Reprodução Rede Bom Dia/Cristiano Zanardi

Comentários

  1. Luiz disse:

    Tenho certeza que muitos jogadores terão que ir embora pois não tem capacidade de estar no grupo do paulista, e como o luciano dias mencionou a “copa paulista e de jovens com muita correria e vibração”, mas na escalação de ontem não é isso que vimos, exemplo do Hernani que foi escalado nos ultimos dois jogos. Acho que se a copa paulista é um laboratorio deveria dar mais oportunidades a Base, pois só assim revelaremos jogadores.

  2. Ricardo disse:

    Faltou sim coragem ao nosso treinador em jogar com um time menos defensivo… retranqueiro…

  3. Reynaldo disse:

    Na minha opiniao..Enquanto e tempo…O Damiao deveria formar uma nova comissao tecnica e a contratacao de um novo diretor de futebol..Pois ese pessoal esta no clube desde a Serie A2 e ate agora de positivo nada nos foi apresentado.Chega de palhacada e incompetencia da parte deles. Ou entao o dinheiro do Damiao virou capim…O que eu nao acredito.

  4. Kelly disse:

    Depois do péssimo jogo que assiti, me reservo o direito de não comentar pra não acabar falando demais.

  5. MOACIR disse:

    po o luciano quer tirar o dele da reta jogando a responsa nos jogadores, ele que tem a semana inteira pra treinar depois apresenta este time cheio de improvasaçao e quer que os caras redem.

  6. alessandro disse:

    faltou coragem desse tecnico burro e retranqueiro ….
    volta comelli ..

  7. MOACIR disse:

    tem razao alessandro,seria a melhor coisa pra nos torcedor,o cara monte bem os time por onde passa, deveriamos fazer uma campanha pedindo o comelli.