CANHOTA 10

Ituiutaba mostra como chegar à Série B

Peço licença ao leitor noroestino, público maior deste site. Como natural de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro – o apelido BH é por ter morado na capital -, não poderia deixar de registrar o acesso do Ituiutaba Esporte Clube à Série B do Campeonato Brasileiro. Clube de uma cidade de cerca de 100 mil habitantes, com um acanhado estádio, mas uma torcida inflamada.

Parece mentira. Quando saí de lá, em 1997, o clube, então com 50 anos de vida, era amador e estava iniciando seu processo de profissionalização. Portanto, não tive o privilégio de apoiá-lo nas arquibancadas. Acompanho daqui, pela internet, e até pouco tempo pelos relatos de meu pai, falecido em 2009, que não teve a oportunidade de vivenciar a alegria do último final de semana.

Popularmente chamado de Boa (seu primeiro nome foi Boa Vontade), o Ituiutaba venceu o Módulo II do Mineiro em 2004; foi semifinalista do Estadual da divisão principal em 2008 e 2009; neste ano, lanterna, voltou para a Segundona. O tropeço, entretanto, não impediu o time de ambicionar a vaga na Série B nacional.

Para quem não se lembra, o Ituiutaba estava no mesmo grupo do Noroeste na primeira e segunda fases da Série C 2008, a última com 64 clubes e que foi classificatória para os 20 de 2009. O Norusca não venceu os mineiros no Alfredão (1 a 1; 0 a 0) e, em Minas, foram uma derrota (1 a 4) e um empate (0 a 0). Quem passou em segundo daquele grupo foi o Guarani, hoje na Série A.

Mas, direto ao ponto: como o Boa chegou à Série B? Fazendo o arroz-e-feijão: impondo-se em casa e buscando pontinhos fora. E olha que o time é limitado (fala-se em modestos R$ 60 mil de folha salarial). Assisti ao jogo decisivo ontem (16/10, empate em 0 a 0 com a Chapecoense-SC – 1 a 1 na ida, em Chapecó) pela TV Brasil, e não vi nada demais. Pelo contrário: os atacantes finalizam mal – foram apenas nove gols em dez partidas.

Dez partidas. Dez! Só isso para pular da Série C para a B. Somando com os 12 para saltar da D para a C, 22 jogos separam o Noroeste da Série B, que é o auge para qualquer clube – o próprio Ituiutaba não precisa ter aspirações à elite nacional, manter-se na B já será enorme façanha. E seu primeiro desafio é providenciar ampliação de seu estádio ou fazer outro.

O desafio do Norusca: entender que Paulistão é alegria de pobre – dura pouco, acaba em maio. O que vale é o âmbito nacional e time em atividade até o fim de novembro.

Parabéns, Boa!

Fotos na homepage: Reprodução/Willian Marques/Correio de Uberlândia

Comentários

  1. Reynaldo disse:

    Fernando..Parabens pelo acesso do Ituiutaba. O Noroeste com toda eta pomposidade sofre pra disputar uma Copa Paulista.Com menos recursos financeiros, com um time modesto consegues o acesso pra Serie B. Tudoe questao de ser determinado e nao ficar se contentando em ficar so disputando paulistao que com certeza logo se extinguira

  2. Bruno Lopes disse:

    Falar o que BH…com muito custo fomos assistir in loco o fatidico 4×1 lá em ituiutaba…depois do jogo jogadores indo embora caminhando com uma sacolinha de mercADO dentro as chuteiras…

    Falar o que BH depois eu mando a lista de todos os times que o Noroeste enfrentou na C desde 2006 e mostramos onde estão esses times.

    Diretoria PORCARIA e torcedores mediocres que acham que o paulistão é o filet mignon!! Diretoria tbm so gosto de file ridiculo!!

    É uma cambada sem fim!! mas em janeiro estarão todos alegres e fagueiros pro PAULISTINHA!!

    ABSURDO O QUE ACONTECE AQUI só falta virar S/A mudar de cidade e venderem o Alfredao a troco da divida com o Damiao

    Quem quer apostar??

  3. Aziz Neto disse:

    Aueeeeeeeee….. gostei do seu texto…. estava eu na Fazendinha no último sábado….

    na acanhada fazendinha….. concordo, o objetivo agora, para 2011, é voltar para a primeira divisão do mineiro e, pelo menos, se manter na série B…. mas, pq não sonhar com vôos mais altos (o ipatinga conseguiu disputar a série A)

    mas acredito que o sucesso do Boa também se deve a incompetência de times tradicionais como juventude, fortaleza, payssandu, remo….. times tradicionais mas que não conseguem sair do lugar….

    veja em pernambuco, exemplo parecido…. o Santa Cruz não sái da série D, enquanto o modesto salgueiro (mais modesto ainda que o Ituiutaba) disputará a série B ao lado de ICASA e ASA de Arapiraca…

    A geografia do futebol brasileiro mudou….

  4. Nilton Santos disse:

    Pois é amigos…estivemos lá no campo deles e assistimos o jogo num barranco num sol de 40 graus na kbça.Qdo o ECN chegou de busão os caras babavam,parecia um timaço e até comentários escutamos…”hj o boa vai tomar um saco do pessoal de Bauru”!!!Jogadores chegando a pé sem concentração nenhuma e passando no meio dos torcedores sem reconhecimento.Parabens…humildade é tudo.

  5. Parabéns ao Ituiutaba

    Que o Noroeste consiga chegar à Série B também. Quem sabe em 2012. É trabalhar sério, fazer um bom Paulista no ano que vem e conseguir índice pra Série D de 2011. Tem que entrar forte, pra subir. Em 2012 mesma coisa, jogar a Série C pra subir também. Se o clube fizer isso, pode jogar a Série B em 2013. Aí sim teríamos calendário o ano todo, Paulistão de janeiro a maio e Brasileiro da Série B de maio a novembro/dezembro

  6. Pablo Severino disse:

    Ola meu grande, sumido e velho amigo, a emoção foi demais na fazendinha naquele dia , mas valeu a pena , agora domingo dia 07/11 estarei em Uberlandia no Parque do Sabia para ver o segundo jogo da semi final entre Ituiutaba e Criciuma , quem sabe disputaremos a final da serie C.
    Grande Abraço e qdo aparecer de noticias.
    P.S. Estou torcendo para seu flamengo cair para ve-lo jogar aqui na serie B.

  7. chiquinho beterraba disse:

    o time do boa mudou para a terra dos ETS de varginha agora niguem vai ganhar do time do boa pq la tem disco voador em ETS.