CANHOTA 10

Estrelas apagadas no empate do Noroeste

Futebol é aquela coisa: a opinião oscila entre a vitória e a falta dela. Ontem (16/1), foi assim. No primeiro tempo, um Noroeste envolvente abriu vantagem sobre o Santo André, na estreia do Paulistão, no Alfredo de Castilho; no segundo, cochilou e cedeu o empate. O suficiente para despertar as cobranças sobre o treinador Luciano Dias, reprovado por muitos torcedores alvirrubruos desde o ano passado. O pior é que o treinador deve ter ficado nessa teoria Tostines antes da partida: escalar ou não Vandinho e Otacílio Neto, recém-chegados?

Lembre-se de 1998: Zagallo foi contestado por escalar Ronaldo na final da Copa do Mundo, depois do problema de saúde que passou, horas antes. Se não tivesse escalado, seria igualmente questionado. Pois Luciano Dias colocou as duas principais contratações do time em campo, a despeito de todo o entrosamento – inclusive tático – construído na pré-temporada, com dois meias armadores e Aleílson e Zé Carlos na frente. Não deu certo. Mas, obviamente, a pressão seria grande se tivessem ficado de fora. Porque o SE joga e, muito, na cabeça de torcedores e cronistas. Mas, nós nunca saberemos o que teria acontecido SE Dias não tivesse escalado Vandinho e Tatá.

O certo é que o Norusca mostrou virtudes ofensivas (o apoio de Márcio Gabriel, a inteligência de Ricardinho, a força na bola aérea) e também defeitos (o setor defensivo assistiu às jogadas dos dois gols do Santo André). E há muita jogo pela frente e, sinceramente, não vejo o time como um potencial rebaixado. Mas o que interessa é a Série D. Vamos ao jogo:

1º tempo
O Noroeste começa tramando pela direita, com tabelas entre Márcio Gabriel e Ricardinho. Do outro lado, Gleidson está mais tímido. Aos sete minutos, o primeiro chute a gol: Vandinho arrisca da intermediária, por cima.

A partida esquenta aos 18. Vandinho cruza do bico da área, do lado direito, e Zé Carlos arremata de canhota, à queima-roupa. Neneca espalma. Três minutos depois, a primeira (e única) grande arrancada de Otacílio Neto, que carrega a bola por cerca de 50 metros até brecar na altura da pequena área – sem fôlego, cruza para intervenção de Neneca.

Embalado, o Noroeste chega ao primeiro gol. Aos 2, Vandinho puxa contra-ataque e inverte para Ricardinho. Márcio Gabriel faz a ultrapassagem e recebe linda assistência dentro da área para soltar a bomba.

O Ramalhão só chega aos 30: Allan arrisca de longe, muito por cima. A partir daí, o Alvirrubro administra a vantagem e não é ameaçado até o término da primeira etapa.

2º tempo
Logo aos oito, o 8min Rychely recebe livre dentro da área e finaliza de bico, na cara de André Luis. Logo na saída de bola, o Trem Bala vai ao ataque e conquista escanteio. Ricardinho cobra escateio como se ensina – na marca do pênalti – e Da Silva cabeceia como se deve: no chão, no cantinho.

O Noroeste aparenta ser o dono do jogo, mas vê Rychely, de novo, balançar as redes. O cruzamento rasteiro vem da linha de fundo e encontra o camisa 11 andreense na entrada da área, que bate rasteiro no canto direito.

A partir daí, o Alvirrubro pressiona para desempatar. Aos 21, Zé Carlos arrranca, dribla o zagueiro, é desarmado na entrada da área e pede pênalti. No minuto seguinte, Aleílson entra no lugar de Vandinho, cansando. Aos 23, Márcio Gabriel chuta cruzado, da intermediária, com perigo.

O tempo passa e o Noroeste começa a arriscar de fora da área: aos 32, com Marcelinho, por cima; aos 35, Aleílson chuta prensado com o zagueiro; aos 42, Otacílio cobra falta de longe, rente à trave.

Aos 46, o susto: lambança de Matheus, que recua fraco e André Luis é obrigado a dividir no carrinho com o atacante adversário.

Por fim, o Norusca tenta mais duas vezes, com Altair (entrara aos 37, no lugar de Marcelinho): aos 47, após vate-rebate na área, o camisa 16 chuta com perigo. Um minuto depois, tenta encobrir o goleiro em cobrança de falta. Pra fora…

O Noroeste enfrenta o Botafogo na quinta, dia 20/1, às 19h30, em Ribeirão Preto.

Imagem na home: fotomontagem sobre fotos de Diogo Carvalho/ECN

Comentários

  1. Kelly disse:

    Bom o campeonato começou. Gostei do jogo, não do resultado. Norusca começou envolvente jogou um bom primeiro tempo. No segundo tempo não jogou mal, mas cochilou quando não podia e tomou dois gols. Levando em conta a estréia a entrada de Tatá e Vandinho (que estavam treinando bem menos tempo) eu achei que foi bom, sim. Levando em conta que o time de Sto André é fraco, e as duas vezes que chegou marcou o resultado é ruim… Bom não da pra achar culpados ainda e nem desacreditar. Próximos jogos estão ai, veremos o que acontece.

    NORUSCA sempre!!!

  2. Pedro Henrique Lammy - Marilia disse:

    “Estrelas apagadas” Hahahaha…só pode ser piada do jornalista. Estrelas são : Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Kaká, R Carlos, etc… Estes sim são estrelas no termo mais exato.

    Agora, Otacilio, Vandinho e outros deste timeco serem chamados de estrelas, só pode ser piada do jornalista.

    Se bem que estamos falando do “potente” Noroeste…Bem, talvez seja possível que : Otacilio, Vandinho, M Gabriel e outros sejam estrelas mesmo…

    Hahahaha…

    E a segundona vem ai!!!!!!!!

    Obs..Até o jornalista se empolgou com tanta estrelas no time do noroeste que esqueceu de tirar o 0 x 0 e colocar 2 x 2….

  3. Edward Surr disse:

    Duas correções na sua matéria…

    Primeira :

    Estrelas??? Aonde????

    Segunda :

    Arrume a imagem…o jogo foi 2 a 2 e não 0 a 0.

  4. fernando disse:

    acho que o otacilio neto e o vandinho sao titular pelo passado que tem no clube espero ver o aleilsom desde o incio em uma partida e estou torcendo para que o norusca chegue nas finais.

  5. Fernando BH disse:

    Placar corrigido. Obrigado pelo alerta, Edward e Pedro Henrique.

  6. AIRTON BRUMATTI disse:

    CONCORDO COM A OPINIÃO DO CANHOTA NOTA 10, É CEDO PRA SE DESESPERAR…E O S. ANDRÉ VAI TIRAR PONTOS DE MUITOS TIMES POR AI…ASSIM COMO O NORUSCA…….EM RELAÇÃO Á OPINIÃO DOS MARILIENSES, ACHO QUE ELES DEVERIAM SE PREOCUPAR COM O MAQUINHO……QUE SE BOBEAR VAI PRA A3………RELATIVO AO NOROESTE E O RESULTADO…NÃO ME DESESPEREI E NEM IREI ME DESESPERAR…..TEREMOS DOIS JOGOS PELA FRENTE…BOTAFOGO E CORINTHIANS FORA DE CASA…..PODEMOS PERDER OS DOIS JOGOS QUE SERÃO RESULTADO NORMAIS…..MAS EU ACREDITO QUE EM RIBEIRÃO O NORUSCA TRAZ PONTOS…..E O CORINGÃO DOMINGO VAI COLOCAR RESERVAS POR CAUSA DA PRÉ LIBERTADORES…BOM PRO NORUSCA..

  7. alessandro disse:

    pedro bolacheiro lammy : estrela tem o marilia né levando uma bolachada na cara do america em pleno estadio da prefeitura …
    e olhem que o ano nem começou e os caloteiros ja estão com salarios atrasados ..cuidadso para não falirem e fechar as portas como ja aconteceu no passado kkkkkkkkkkkkkk