CANHOTA 10

Considerações sobre o momento do Noroeste

• Beto Souza alegou motivos particulares para deixar o cargo de diretor-executivo, mas sua saída não deixa de ser um indício do momento turbulento. Ele fez valer o que o presidente Damião Garcia, que o tinha como homem de confiança, disse um dia: “Só sai se quiser!”. Segundo o site Futebol Bauru, Beto cansou de esperar por uma posição do mecenas alvirrubro sobre o planejamento para 2012, o que ele não admitiu publicamente, mas sua recente proximidade com o jornalista Erlinton Goulart (que chama o cartola de amigo) dá a entender que esse deve ser realmente o motivo.

• Alguns criticaram (inclusive cronistas) a dúvida lançada por parte da imprensa sobre a permanência de Damião. Ora, se Saran exagerou ou não em suas derradeiras entrevistas, não foram apenas elas que levantaram a pauta. Há tempos que o presidente está ausente do clube, delegando totais poderes a terceiros. Agora com problema de saúde na família, afastou-se ainda mais. Deverá aparecer na cidade semana que vem, apresentando diretor e técnico (tomara!), mas continuará do mesmo jeito, sem atuar diretamente no dia a dia noroestino. Apenas assinará o cheque – cada vez menos gordo, diga-se.

• Sobre a suposta carta de demissão do vice-presidente JoãoBidu, também não há motivos para duvidar, dada sua proximidade com Goulart, que publicou a notícia. Mas sua saída pouco afeta a vida alvirrubra, pois o próprio João já comentou diversas vezes que seu cargo é apenas diplomático – ele foi a figura escolhida por Damião para responder por ele em eventos e compromissos, por sua reputação irretocável.
Atualizado: o presidente do Conselho Deliberativo, Abel Abreu, não aceitou a carta de Bidu, que foi convencido a ficar até a poeira baixar. Mas sua posição de sair do Noroeste é irredutível. Se não é agora, será logo. Acho absurda a posição do Conselho, que me parece medrosa. Pra mim (uma opinião particular, baseada em puro feeling), estão com medo de Damião deixar o cargo e Bidu teria que assumir – isentando o CD de procurar um novo nome, porque ninguém quer assumir essa batata quente. O atual vice-presidente pode virar boi de piranha nessa história. Aliás, ele vem sendo injustamente criticado por torcedores, que cobram dele o que nunca pôde fazer – atuar administrativamente n Noroeste. Seu cargo sempre foi figurativo, diplomático, por mais que ele tivesse se colocado à disposição de Damião para colaborar – e o presidente nunca abriu esse espaço.

• O elenco noroestino, hoje, conta com 26 jogadores para a Série A-2:
Goleiros: André Luis (volta de empréstimo do Santo André), Nicolas*, Yuri, Léo (sondado pelo Fluminense) e Welliquem
Laterais-direitos: Mizael e Betinho (também joga na meia)
Zagueiros: Magrão, Marcelinho, Jean e Ruggieri
Laterais-esquerdos: Gustavo e Gleidson (volta de empréstimo do Paraná)
Volantes: França, Giovanni (recuperando-se de cirurgia), Tales*, Tiago Ulisses e Leonardo
Meias: Juninho (volante de origem), Lucas e Felipe Barreto*
Atacantes: Daniel Grando*, Adilson Souza*, Mariano, Vitor Hugo e Diego (emprestado ao Bluewings, com prioridade de compra dos coreanos)
* permanência em xeque (contratos a vencer até 31/12)

André Luis e Gleidson podem ser sondados e sair e dificilmente Diego volta. Resumindo, esse número de jogadores pode cair para 17, sendo dez da base.