CANHOTA 10

Adeus, Série D

Noroeste empata em casa como São Caetano e praticamente sai fora da briga de cima

Foi um domingo agitado. De jornada quádrula. A saber: jogo do Bauru Basket, show do Pato Fu, fechamento de poster do Flamengo campeão da Taça Guanabara e, por fim, o Noroeste… A pior parte do domingão… Como não vi a partida com a devida atenção – até porque o PFC tesourou o primeiro tempo para passar São Paulo x Palmeiras, atrasado por causa da chuva – não conseguiria descrever os lances. Se bem que o noroestino não quer mesmo lembrar como foi.

Melhor explica a situação do Norusca, o reflexo dessa péssima 17ª posição, o texto que está em todas as bancas de Bauru e região nesta segunda (28/2): a coluna Papo de Futebol do jornal Bom Dia Bauru.

Antes, a ficha da partida:

Adeus, Série D

Empatar com o também fraco São Caetano, em casa, foi a senha definitiva. As próximas nove rodadas serão de briga no rodapé da tabela e muito sofrimento para o torcedor noroestino. Muitos dirão que continuar na Série A1 será lucro. Para mim, o prejuízo já está quase liquidado: ficar de fora da Série D. Mais um ano sem competição nacional…
Enquanto o Noroeste não pensar grande, seguirá nessa vidinha de ioiô. É muito pouco concentrar o foco em pouco mais de quatro meses no ano – e depois jogar a Copa Paulista com desdém. É limitado apegar-se aos quase R$ 2 milhões de cota de TV e apostar nessa vitrine para promover jogador de empresário. Ainda mais se os manequins tiverem mesmo pernas de pau.
O Brasileiro da Série B é um ambiente de sonhos para o tamanho do Noroeste, nem precisa almejar a elite nacional. Está a três degraus, já esteve mais próximo em anos anteriores (2006 e 2007), mas não parece uma obsessão alvirrubra. Vez ou outra alguém da diretoria toca no assunto, mais para jogar pra galera do que, realmente, ambicionar esse feito.
Enquanto isso, os itinerantes da vida estão por lá. Grêmio Prudente, Americana e Boa (ex-Ituiutaba, agora em Varginha), com cerca de duas décadas de futebol profissional, estarão de maio a novembro televisionados em pay-per-view e, vez ou outra, na tela do Sportv ou da TV aberta, na RedeTV. Seus jogadores darão entrevistas, seus torcedores comprarão jornais, as rádios locais terão agenda cheia: todo mundo sai ganhando.
Matematicamente, ainda dá tempo de começar a subir essa escada, mas pareço até louco de afirmar isso, tamanho o buraco que aguarda novos tropeços. A Série D vai sumindo no horizonte, a Série A2 é logo ali.

Alheio
Sempre me causaram estranheza comentários de que Damião Garcia pouco se inteirava dos bastidores do clube. Entretanto, parece ser a mais pura verdade. Deve ser apenas o cara que assina o cheque. Como é que o presidente do clube só foi conhecer o novo treinador pessoalmente quase um mês depois de sua contratação? Na coletiva pós-jogo, Lori Sandri confidenciou que foi abraçar o patrão pela primeira vez. Com o líder Mirassol pela frente, pode ter sido também o último.

Nem com mágica
Na véspera da partida contra o São Caetano, o elenco alvirrubro contou com palestra da dupla motivacional Átila e Rosi, famosos ilusionistas. Com todo respeito aos profissionais, teria mais efeito no brio dos jogadores, na manhã de domingo, terem descido de seus confortáveis quartos do hotel Howard Johnson e atravessado a rua. Logo ali, no ginásio da Luso, os guerreiros do Bauru Basket – que derrotaram o poderoso time de Brasília (92 a 85) – deram uma aula de motivação, com sua garra habitual que inflama os torcedores. Um time que é aplaudido até quando perde.

Vale o ingresso
Aliás, nada contra o Noroeste, mas tudo a favor do Bauru Basket. Se você tiver grana para um evento só, não tenha dúvidas. Ver Larry Taylor jogar é comovente, vale cada centato. E a adrenalina do ginásio lava a alma.

Amargou
Registre-se: o Noroeste estragou meu domingo, até então perfeito. Vitória do basquete, show impecável do Pato Fu – no sempre organizado e elogiável Sesc – e golaço do Ronaldinho Gaúcho. Mas terminou com Otacílio Neto brigando com a torcida alvirrubra. Foi o fim da picada.

Comentários

  1. Você foi perfeto em sua coluna BH. Este é o retrato do Noroeste. Um clube que cada vez mais se conforma na condição de ter apenas 4 meses de calendário, porque o resto do ano é um “me engana que eu gosto”. Falta ambição de quem responde pelo clube. Tá certo que o seo Damião tem idade avançada, mas é inacreditável que ele só tenha conversado ontem com o Lori Sandri, que já está a mais de 3 semanas no comando. O pior é ouvir a coletiva e constatar que o Lori ainda acredita no material horrível que ele tem para trabalhar. Ainda acredito que podemos escapar, pois o Paulistão 2011 é medíocre, vide a liderança ser do Mirassol. O único problema é que não conseguimos derrotar os outros medíocres, vide os empates diante de Santo André, São Caetano, Bragantino, entre outros. Oremos.

  2. Diogo Ghosn Inácio disse:

    Que saudade dos times de 2005, 2006, 2007 e 2008! Naqueles anos, o Noroeste sempre pensava na parte de cima da tabela, e sempre tinha Série C pra jogar no 2º semestre! De 2009 pra cá tá dando uma desanimada geral, porque com ingresso a R$40,00 pra ver esse time lutando contra o rebaixamento fica difícil criar motivação pra ir!!!

  3. Nilton Santos disse:

    ABRAÇOS BH
    FOI PERFEITA TBEM AS PALAVRAS DO RAFAEL ANTONIO,TUDO ASSUSTA NESSE TIME DE 4 MESES.UMA VERGONHA.
    SE É PRA TER UM CALENDÁRIO DE 4 MESES ENTÃO MONTA-SE UM TIMAÇO COM PEÇAS BOAS,BRIGA PELO PAULISTÃO E DEPOIS PÕE O TIME DE MOLHO DISPUTANDO A COPA FEDERAÇÃO APENAS PRA ENGANAR.
    UMA PENA BH,PRECISAMOS DO ECN DE VOLTA PRA BAURU,MESMO QUE ISSO FALTE DINHEIRO,CAIA PRA SEGUNDA DIVISÃO,SEM PROBLEMAS,O SENTIMENTO PELO NORUSCA SERÁ O MESMO.DINHEIRO NÃO É TUDO,AINDA MAIS EM MÃOS ERRADAS.

    ABRAÇOS

  4. Kelly disse:

    É decepcionante, me esforcei pra guardar o dinheiro e ir ao basquete de manhã (showwwww de qualidade e garra dos nossos guerreiros), e ir ao primeiro jogo do Noroeste (antes acompanhava no PFC) frustrante, se pela tv o time é ruim, sinceramente ao vivo é pior, ridículo, sem garra, vontade, sem recursos. tenho dó do Lori, com essa equipe o rebaixamento é certo e merecido, equipe que não joga não se esforça tem que cair mesmo. Estou de fato decepcionada e triste…

  5. Reynaldo disse:

    A conclusao que eu chego e que este pessaol so ta a fim de encher o saco do torcedor noroestino. Passa ano e entre ano e sempre a mesma lenga lenga. Colocamos esperancas no time e a cada fim de campeonato ficamos frustrados com as mas apresentações do time . Ja esta mais do que provado que o negocio desses dirigentes e trazer jogadores,por mais pangares que eles sejam e negocia-los. Pra isto tem que ter um time disputando nem que seja uma A-2 do paulista. Serie D do brasileiro nao e a praia deles..Mas nem quando tivemos a chance de irmos pra Serie B, eles nao se esforcaram. Imaginem agora disputar uma Serie D. E evidente que quem esta por tras dos bastidores e o famigerado do Fernando Garcia. Comprovadamente a maior desgraca do Noroeste. Entao enquanto este pessoal estiver na area estaremos sempre nsta situação.Pobre Norusca.