CANHOTA 10

Paulistão 2011: como estão adversários do Norusca

Um balanço da movimentação de reforços dos clubes do interior (e a Lusa!) na Série A1

O Norusca aguarda o fim das Séries A e B do Brasileirão para anunciar reforços. E os adversários do interior? O que têm de novidades? Abaixo, um balanço.

Americana
Será mesmo Americana? A justiça de Guaratinguetá concedeu liminar na última segunda-feira (22/11) que impede que o Guaratinguetá se mude de cidade. A liminar é resultado de uma ação popular. Assim que diretoria for notificada oficialmente, deverá recorrer. Enquanto isso, o time tem mais uma rodada a cumprir no Brasileiro Série B – e briga para não ser rebaixado.

Botafogo
Já anunciou reforços: o lateral-direito Oziel (Ceará), o lateral-esquerdo João Vitor (ASA-AL), o volante Rodrigo Pontes (Náutico) e o atacante Assisinho (Icasa-CE).

Bragantino
Sem risco de rebaixamento na Série B, antecipou as férias de alguns titulares – e os reservas serão observados pelo técnico Marcelo Veiga, pensando em 2011. Irá mandar jogo contra o Bahia, pela última rodada, no Morumbi, de olho em boa renda – esperando que a comunidade baiana em São Paulo compareça.

Grêmio Prudente
Rebaixado no Brasileirão com bastante antecedência, começa a projetar 2011. Diretoria divulgou carta aberta ao torcedor de Presidente Prudente, garantindo permanência do clube na cidade. “Vamos juntar os cacos, bater a poeira e começar de novo”, diz a carta.

Ituano
Já contratou o experiente goleiro Marcelo Bonan (subiu com o São Bernardo este ano), o lateral Esquerdinha (Bragantino) e o volante Thiago Carpini (Bahia).

Linense
Contando com o retorno do meia Gilsinho (jogou a Série D pelo Remo e a C pelo Ituiutaba) e do centroavante Fausto, o Linense já anunciou o volante Simão, que estava no América Mineiro. E as especulações dão conta de que já estão apalavrados nomes de peso: o zagueiro Fabão e o volante Baiano (ambos hoje no Guarani). O meia Thiago Humberto, do Internacional (emprestado e devolvido do Vitória-BA), também interessa.

Mirassol
Contratou o artilheiro da Série B paulista, o atacante Jailton (Paulínia). Também da quarta divisão veio outro atacante: Victor, do Primavera de Indaiatuba. Hoje, o técnico Ivan Baitello conta, basicamente, com a molecada da base. O clube esperar fechar parceria para investir na formação do elenco.

Mogi Mirim
Será uma grande atração do Paulistão, pois seu presidente, o craque Rivaldo, anunciou que jogará pelo Sapo. Entretanto, a resposta da Fifa sobre sua desfiliação ao Bunyodkor-UZB, ainda não saiu. O presidente-jogador também confirmou a contratação do experiente meia Paulo Isidoro e do atacante Denílson, artilheiro do Mundial de Clubes da Fifa 2009 (pelo Pohang Steelers-COR), que foi seu colega no Uzbequistão.

Oeste
Ainda não confirmou o treinador para 2011. O atacante uruguaio Acosta (ex-Corinthians), que chegou a ser anunciado como reforço no início deste ano, volta a ser especulado. Também se fala no centroavante Pedrão, hoje no São Caetano.

Paulista
Está envolvido na disputa da final da Copa Paulista (empatou a primeira partida fora, contra o Red Bull). O jovem treinador Fernando Diniz (ex-meia de vários clubes) está com moral.

Ponte Preta
Confirmada na próxima edição da Copa do Brasil (pelo ranking da CBF), a Macaca cumpre tabela na Série B. Deverá desvincular o goleiro Eduardo Martini, que foi barrado dos últimos jogos. No campo das especulações, o meia Caio (Avaí) e o atacante Bruno Meneghel (Náutico).

Portuguesa
Só pensa na vaga para a elite Nacional – rodada decisiva no próximo sábado (27/11). O ano de 2011 fica pra depois. O atacante Dodô está feliz no clube e pode ficar.

Santo André
Junta os cacos após rebaixamento para a Série C. Deverá dispensar mais de 15 jogadores, inclusive os de maiores salários (o goleiro Júlio César, o zagueiro Halisson e o meia Gil), para encarar um 2011 com orçamento apertado, para sufoco dos torcedores.

São Bernardo
Caçula na elite, o clube aurinegro está como o Norusca: aguardando o fim da temporada para anunciar reforços. Especula-se que virá um pacotão do Icasa, que fez boa Segundona nacional: o goleiro Marcelo Pitol, o volante Guto e o meia Júnior Xuxa. Quem comanda o elenco é o treinador Ruy Scarpino (!), ex-Noroeste.

São Caetano
Finaliza a Série B com boa campanha, que se consolidou desde a chegada de Toninho Cecílio. O treinador, entretanto, teve sua autoridade abalada após a diretoria “cancelar” a dispensa do meia Roger, que ele afirmou não se enquadrar nas normas disciplinares. Fala-se em montagem de elenco forte para 2011, com ambição de um bom Paulistão e acesso ao Brasileirão.

Comentários

  1. Muito boa a idéia e o conteúdo da matéria. Serve inclusive para alertar os dirigentes noroestinos. Com sua concordância, citando a fonte, vamos inseri-la em nosso site. Podemos? Obrigado. Conto com sua divulgação do Encontro da Portuguesinha neste sábado. Abraços. Paulo.

  2. CESAR MELLEIRO disse:

    Ótima idéia esta de traçar um perfil das equipes que irão jogar contra o Noroeste, pois assim teremos um parametro quais jogadores irão disputar o Paulistão 2011.

  3. Júlio Penariol disse:

    O Linense também anunciou o zagueiro Ediglê, ex-Inter (RS) campeão mundial (era reserva, é verdade…). E se trouxer o Thiago Humberto, que brilhou ao lado de Pedrão no antigo Barueri, vai continuar dando trabalho – o Noroeste que o diga.

  4. Willian Moura disse:

    Rapaziada, o Linense ta montando um timaço hein…vai dar trabalho pra gente e pros outros…o restante, todos ainda nivelados por baixo.

  5. Reynaldo disse:

    Bem lembrado pelo Julio.. O Thiago Umberto e um bom meia atacante..E com certeza faz muitos estragas numa defesa adversaria…E o Pedrao e um atacante oportunista..Se bobear ele faz gol…O que eu nao entendo ate agora no Noroeste e este demora pra apresentar algum jogador que agrade a torcida…Sinceramente ..Pelo menos pra mim nao agradou nada ate agora….Espero estar enganado a respeito deles….Ate entendo que nao seria bom anunciar alguem antes do termino do campeonato brasileiro….Mas os outros times em especial o Linense ja estao anunciando alguns jogadores para o paulistao… A nao ser que os dirigentes do Norusca ja tenham algumas feras prontas pra serem anunciadas..Alias se for isto espero que seja algo de bom pra compensar a angustia da torcida….A minha outra preocupacao e quanto ao preco dos ingressos imposto pela Federacao Paulista….Eu ate entendo que o futebol gera um grande custo ..Mas eu tenho a impressao de que muitos torcedores deixarao de comparecer ao Alfredao pra poderem acompanharem o Norusca…..Eu gostaria muitissimo de ver aumentada a nossa torcida e assim ajudar a empurrar o time pras vitorias.