Categorias
Esportes

Brasileirão de volta!

Enfim, a espera terminou. O melhor campeonato do mundo vem cheio de novidades. Confira como seu time volta.

Depois de sete rodadas de aquecimento – mas que certamente reuniram os pontos que farão a diferença na classificação final – o Brasileirão volta com tudo. Além da saudade dos torcedores, vem com elencos bastante modificados e um monte de jogadores querendo mostrar serviço em situação curiosa: de refugo em um time, virou esperança de outro. Exemplos? Os meias Everton (do Flu para o Cruzeiro), Marquinhos (Palmeiras para Fla) e Fernandinho (Cruzeiro para o rival Galo). Há ainda os que retornam ao país, os destaques da Série B…

Vamos ao que interessa! Um panorama dos 20 clubes da Série A e a escalação ideal após tantas mexidas:

ATLÉTICO-GO
O lanterna do campeonato não se reforçou bem. Dos que chegaram, os únicos com potencial para se firmarem como titulares são o zagueiro Daniel Marques, ex-Grêmio Prudente, e o meia Willian, palmeirense que não deu certo no Goiás. O técnico Geninho deu lugar a Roberto Fernandes.
Time-base: Márcio; Márcio Gabriel, Gilson, Jairo e Chiquinho; Agenor, Pituca, Robston e William; Juninho e Rodrigo Tiuí.
Especulação/sonho: Ariel, atacante do Coritiba.

ATLÉTICO-MG
Na zona do rebaixamento, o Galo se mexeu para ainda correr atrás do título – dá tempo. Se Diego Souza e Ricardinho se entenderem no meio e Diego Tardelli mantiver a fome de gols, quem sabe?
Time-base:
Fábio Costa; Diego Macedo, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, Ricardinho e Diego Souza; Daniel Carvalho e Diego Tardelli.
Especulação/sonho: Maldonado, volante do Flamengo.

ATLÉTICO-PR
Com mais de uma dezena de reforços, o Furacão é outro que precisa sair do fundo da tabela. Paulo César Carpeggiani conta os gols de Paulo Baier – artilheiro da era dos pontos corridos do Brasileirão – e a velocidade o do recém-chegado Guerrón. A baixa é o volante Alan Bahia, que foi para o Qatar.
Time-base: Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Chico, Olberdam, Branquinho e Paulo Baier; Guerrón e Alex Mineiro.
Especulação/sonho: nada. A grana está curta e concentrada em 2014…

AVAÍ
Sávio finalmente está recuperado de lesão na coxa, mas deve começar no banco este reinício de Brasileirão, por estar fora de forma. O treinador Antônio Lopes chegou para botar ordem na casa. O lateral-esquerdo Eltinho, um dos destaques de 2009, está de volta.
Time-base: Zé Carlos; Patric, Gabriel, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Davi e Sávio; Roberto e Vandinho.
Especulação/sonho: quis Fernandinho, que foi para o Galo.

BOTAFOGO
A linha de frente do Botafogo está congestionada de bons jogadores: Edno, Herrera, Loco Abreu e Caio ganharam a companhia dos ídolos recentes que retornaram: Maicosuel e Jobson. A princípio, o (entrosado) time titular segue aquele que venceu o Estadual, mas Lucio Flavio deverá perder posição para Maicosuel.
Time-base: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu.
Especulação/sonho: os sonhos se tornaram realidade, com ‘Magosuel’ e Jobson.

CEARÁ
Vice-líder do Brasileirão, invicto e com a defesa menos vazada, o Vovô nem tinha porque mexer no elenco. Segue com a equipe entrosada. A mudança forçada foi um substituto – Estevam Soares – para o lugar de PC Gusmão.
Time-base: Diego; Oziel, Fabrício Anderson e Ernandes; Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo; Misael e Washington.
Especulação/sonho: nenhum.

CORINTHIANS
O líder, de olho em seu título no centenário, ganhou um ponto de interrgação no gol, com a saída de Felipe e a chegada do veterano Bobadilla. Pelo menos, se livrou de alguns refugos, como Escudero e Balbuena. Segue forte, mas resta saber das condições de Ronaldo.
Time-base: Bobadilla; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Danilo e Bruno César; Dentinho e Ronaldo.
Especulação/sonho: aparentemente sondou Valdivia apenas para cutucar o rival.

CRUZEIRO
A Raposa foi outro clube que se livrou de atletas que não vinham rendendo, como Guerrón. Cuca terá o grande desafio de aumentar seu tímido currículo de conquistas. E o habilidoso argentino Montillo chegará quando terminar sua participação na Libertadores pelo Universidad-CHI.
Time-base: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Especulação/sonho: Riquelme, do Boca Juniors-ARG.

FLAMENGO
Ainda zonzo pelas notícias policiais, é um contraste só: traz reforços inexpressivos como os atacantes Borja e Val Baiano e sonha alto (altíssimo) com Riquelme e Ronaldinho Gaúcho. Mas precisa mesmo é de um novo goleiro.
Time-base: Marcelo Lomba; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Toró, Kleberson e Michael (Pet no segundo tempo); Vinícius Pacheco e Val Baiano.
Especulação/sonho:
além dos já citados, o goleiro Diego Cavalieri, do Liverpool. Zico como gerente de futebol é o grande chamariz, por sua credibilidade.

FLUMINENSE
Acabou de fechar com Belletti, que poderá atuar no meio-campo, sua posição de origem, relembrando ótimas fases em Cruzeiro, São Paulo e Atlético-MG. E torce para o assediado Fred ficar.
Time-base: Fernando Henrique; Mariano, Gum, André Luis e Carlinhos; Diguinho, Belletti, Marquinho e Conca; Alan e Fred.
Especulação/sonho: Deco, meia do Chelsea-ING.

GOIÁS
Impressionante como começou mal, prometendo brigar lá embaixo, e se recuperou. O Esmeraldino mexeu pouco no elenco, mas trouxe o faro de gol de Pedrão – precisará confirmar que não é daqueles que só jogam bem em um time, no caso dele, o ex-Baureri.
Time-base: Rodrigo Calaça; Carlos Alberto, Rafael Tolói, Ernando e Jadílson; Amaral, Jonilson, Wellington Monteiro e Romerito; Felipe e Pedrão.
Especulação/sonho: segurar o zagueiro Tolói e o atacante Felipe, assediados.

GRÊMIO
Conseguiu resolver o problema crônico da lateral-esquerda, desfalcada com saídas e contusões, com a chegada de Uendel para compor o banco. Souza está quase pronto para voltar ao meio. A dupla de ataque segue, para a alegria da geral.
Time-base: Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adílson, Souza e Douglas; Jonas e Borges.
Especulação/sonho: é claro que pinta como interessado em Ronaldinho Gaúcho…

GRÊMIO PRUDENTE
Vida de time médio/pequeno é dura… O goleador se destaca e vai embora! Tadeu trocou a briga da artilharia pela reserva no Palmeiras. E a Abelha ainda não encontrou substituto à altura. O lateral-direito Eder Sciola, ex-Noroeste, foi cedido ao Atlético Paranaense – mais uma chance de sua carreira engrenar…
Time-base: Márcio; Paulão, Leonardo e Diego; Sasha, Rodrigo Mancha, Anderson, Wesley e Marcelo Oliveira; Flavinho e Henrique Dias.
Especulação/sonho: sondou Alex Mineiro antes de ele recuperar a boa forma no Furacão.

GUARANI
Outro centroavante que se vai… Roger, atual artilheiro do Brasileirão. O São Paulo finalmente conseguiu fazer dinheiro com o jogador, que foi para o Kashiwa Reysol-JAP. Ricardo Xavier, destaque na Série B em 2009, reassume a camisa 9, como Giovane, destaque do Mogi Mirim no último Paulistão, como sua sombra.
Time-base: Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Preto e Baiano; Mazola e Ricardo Xavier.
Especulação/sonho: será que Djalminha, Amoroso e Luizão conseguem entrar em forma?

INTERNACIONAL
De olho na semifinal da Libertadores, ainda demorará um pouco para focar o Nacional. Mas se reforçou muito bem- inclusive com Renan como opção para o gol – a ponto de levar a campo um misto quente. Celso Roth tem mais uma vez uma equipe forte nas mãos para tentar seu primeiro título brasileiro. No papel, o melhor time titular do país.
Time-base: Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Tinga e D’Alessandro; Rafael Sóbis e Alecsandro.
Especulação/sonho: precisa de mais alguém? Sim, um zagueiro – Dalton, do Flu.

PALMEIRAS
Com a volta de Felipão (ou não, olha a Seleção aí…) e de Kleber Gladiador, o torcedor já está empolgado o bastante para sonhar de novo com o penta nacional. E pode mesmo, pois o treinador gaúcho não se acanha com amendoim.
Time-base: Marcos; Vítor, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edinho, Lincoln e Cleiton Xavier; Kleber e Ewerthon.
Especulação/sonho: Valdivia e Ronaldinho Gaúcho, só…

SANTOS
Que seja eterno enquanto dure o trio Ganso, Robinho e Neymar. Mas a conquista da Copa do Brasil pode motivar um projeto Libertadores 2011 e mantê-los na Vila Belmiro. E não pense que Keirrison será o inofensivo centroavante de Benfica e Fiorentina. Aqui, adaptado a nossos gramados, vai enjoar de fazer gols!
Time-base: Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Keirrison e Neymar.
Especulação/sonho: O goleiro Diego Cavalieri e o meia Zé Roberto, ídolo da galera após impecável temporada em 2007.

SÃO PAULO
Irá de time titular no reinício para pegar ritmo de jogo, mirando os confrontos com o Internacional. Corre sérios riscos de perder Miranda e Hernanes nesta janela de transferências. Mas isso é assunto para depois da Libertadores.
Time-base: Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Jean, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior César; Dagoberto e Fernandão.
Especulação/sonho: o lateral-direito Ilsinho, louco para se mandar da Ucrânia.

VASCO
Foram tantos os reforços para o meio e o ataque que está difícil escalar o time ideal, tamanhas as opções – apesar de muitas delas ainda contundidas ou fora de fora. PC Gusmão não tem do que reclamar nesses setores, apesar de perder Philippe Coutinho. Missão da caravela: sair da penúltima colocação e passar longe de repetir o pesadelo de 2008.
Time-base: Fernando Prass; Irrazábal, Titi, Fernando e Ramon; Nilton, Rafael Carioca, Felipe e Carlos Alberto; Zé Roberto (Éder Luis) e Elton (Nunes).
Especulação/sonho: concretizado com Felipe.

VITÓRIA
O Leão não poderá se dedicar exclusivamente à final da Copa do Brasil, pois não está bem na tabela do Brasileirão (14º). Recomeça o Nacional com os titulares Bida e Uelliton contundidos. E tem bom banco, com o meia Renan Oliveira (joia atleticana) e Schwenck.
Time-base: Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Uelliton, Bida e Ramon; Elkeson e Júnior.
Especulação/sonho: acordar no dia 5 de agosto com a Copa do Brasil em mãos.

Por Fernando Beagá

Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração. Jornalista e mestre em Comunicação pela Unesp, atuou por 16 anos na Editora Alto Astral, onde foi editor-chefe e responsável pela implantação e edição das revistas esportivas. É produtor de conteúdo freelancer pelo coletivo Estúdio Teca. Resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018 para Placar/Veja. Criou o CANHOTA 10 em 2010, a princípio para cobrir o esporte local (ganhador do prêmio Top Blog 2013), e agora lança olhar sobre o futebol nacional e internacional.

3 respostas em “Brasileirão de volta!”

É, vamos ver a atuação do Ronaldo no clássico… Vamos esperar para ver, acho que o Corinthians tem tudo para ser o campeão brasileiro este ano! VAI CORINTHIANS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *