CANHOTA 10

Primeira etapa cumprida, Norusca!

Coluna da semana comenta classificação noroestina e fala também de basquete

Texto publicado na edição de 3 de outubro de 2011 do jornal Bom Dia Bauru

Etapa cumprida

Pronto. O primeiro desejo do noroestino neste semestre foi realizado. Com a classificação para a segunda fase da Copa Paulista, o Noroeste vai continuar testando o elenco, para desenvolver um time competitivo para a Série A-2 do ano que vem. Não foi brilhante nessa primeira etapa, mas há sim o que comemorar. Depois de um primeiro turno errante, a segunda metade da fase foi eficiente. Afinal, sofrer apenas um gol em oito jogos não deixa de ser bom indício. Só falta o ataque funcionar plenamente. Nos minutos iniciais contra o XV de Jaú, a correria alvirrubra dava a entender que seria uma goleada sobre o frágil adversário. Demorou, mas o time fechou o primeiro tempo com boa vantagem, o que ainda anunciava uma chuva de gols. Entretanto, o Norusca desacelerou. Mesmo diante de uma molecada desmotivada, a inspiração foi pequena. Prefiro acreditar que foi um relaxamento circunstancial, pois se jogar assim contra os adversários da segunda fase…

Acabou a moleza: Ituano, Ferrroviária e Paulista serão oponentes para testar, definitivamente, a força do elenco comandado por Jorge Saran. E não tem segredo: ganhar os três jogos em casa e beliscar pontinhos fora. Fórmula desconhecida em Bauru ultimamente, pois o Noroeste não passa da segunda fase desde que foi campeão, em 2005.

Peneira
Se a Copinha será o parâmetro para a montagem do elenco de 2012, alguns já estão praticamente credenciados. O goleiro Nicolas assumiu a posição com personalidade, Magrão e Marcelinho são absolutos no miolo da defesa e Gustavo tem sido ótima opção pela esquerda. No meio, somente o volante França é absoluto. O lateral Betinho surpreendeu como meia, mas ainda falha – e Felipe Barreto abusa do toquinho de efeito, perdendo a chance de se firmar. O ataque está em aberto, mas Anderson Cavalo será importante por seu porte físico. Pela avaliação, a meia dúzia de reforços inicialmente prevista deverá ser maior. Mas a diretoria não precisa exagerar: a molecada da base pode encorpar o plantel tranquilamente.

Sorria
Você está sendo filmado? O Noroeste cumpre a obrigação com o Estatuto do Torcedor de monitorar a movimentação no estádio. Mas a diferença de uma Série A-1 para uma Copa Paulista é grande. A grande TV de LCD deu lugar a um monitor de tubo, onde aparecia apenas uma câmera, em substituição às numerosas lentes dos tempos de elite.

Papo de basquete
Por outro lado, a Federação Paulista de Basquete desrespeita o Estatuto ao não disponibilizar os boletins financeiros das partidas. A não ser que estejam escondidos no site…

Papo de basquete 2
Com a liderança da chave A do Campeonato Paulista garantida, o Itabom/Bauru tem outra conquista importante pela frente. Se vencer Franca na última rodada da primeira fase, crava a melhor campanha, o que significa jogar três partidas como mandante nos playoffs, inclusive na final. Como anda imbatível em casa, a possibilidade de ser campeão paulista ganha força. Os francanos andam vacilando e não seria surpresa vencê-los lá. Como será na neutra São Sebastião do Paraíso, aí é que a projeção fica mais positiva. Nas quartas, o adversário dos bauruenses deverá ser Paulistano ou Mogi. Numa provável semifinal, Franca ou Pinheiros.

Sem favoritos
A 27ª rodada provou que não há favorito a deslanchar no Brasileirão. Vasco e Corinthians não disparam, o São Paulo não empolga, o Botafogo tropeça. Até o Flamengo tem chances de se reerguer. Mas são os guerreiros do Fluminense que ressurgem. Quem se lembra da arrancada contra o rebaixamento, em 2009, e no ano seguinte rumo ao título, que não duvide dos tricolores.

 

Comentários

  1. Diogo disse:

    Ao que parece, pela 1ª vez desde aquele histórico 2005, o Norusca tem equipe pra brigar pelo título!

    Torçamos, BH!