CANHOTA 10

Coluna da semana: faça as contas, noroestino!

Atualizo (no dia 25/4) lá embaixo, porque queimei a língua e errei contas. As correções estão em bold abaixo das hipóteses equivocadas. Vou colocar errata na coluna do BOM DIA da próxima segunda.

Fiz todas as contas possíveis para o sonho do acesso noroestino. E comemoro com Larry sua naturalização. Confira o texto publicado na edição de 23 de abril de 2012 no jornal BOM DIA Bauru.

Ainda dá

O empate do Noroeste com o Penapolense no último sábado foi uma ducha de água fria, mas o baque não pode ter acordado no domingo. O momento é de acreditar. Afinal, um time que ainda depende apenas de si tem mais é que manter o otimismo, junto com sua torcida. E ainda conta com uma ajudinha do surpreendente time de Penápolis – essa é uma das possibilidades. Vejamos o que os resultados da penúltima rodada, na quarta-feira (Noroeste x Red Bull, Penapolense x São Bernardo), projetam para a decisão do próximo sábado (São Bernardo x Noroeste, Red Bull x Penapolense).

Hipótese 1
Noroeste vence, Penapolense vence ou empata com o São Bernardo (e o CAP sobe). No sábado: Norusca precisa apenas empatar com o Bernô para voltar à primeira divisão.

Hipótese 2
Noroeste vence, São Bernardo vence. No sábado: Alvirrubro precisa vencer o adversário direto para não depender de nada. Se empatarem, o Bernô sobe e o Noroeste torce para o Penapolense ser goleado pelo Red Bull para ascender pelo saldo de gols (na verdade, o Noroeste teria que torcer para o Penapolense perder por qualquer placar – se o Penapolense empatasse é que iria pensar em saldo).

Hipótese 3
Noroeste empata, São Bernardo vence (e sobe). No sábado: o Norusca tem que vencer e torcer para o Penapolense perder para o Red Bull – se o outro jogo terminar empatado, a decisão vai para o saldo de gols, isto é, o Noroeste tem que golear e torcer para o Penapolense ter sido goleado na quarta, pois a diferença de saldo entre eles, hoje, é de sete gols.

Hipótese 4
Noroeste empata, Penapolense vence ou empata com o São Bernardo (nos dois casos dessa combinação, o CAP sobe). No sábado: Alvirrubro garante vaga somente se vencer, pois o São Bernardo é beneficiado pelo empate.

Hipótese 5
Noroeste perde, Penapolense vence ou empata com São Bernardo. No sábado: se o Norusca empatar, está fora. Tem que vencer e torcer por empate ou derrota do Red Bull, que entra na briga. Se ambos vencerem, vai para o saldo de gols.

Hipótese 6
Noroeste perde, São Bernardo ganha (é o que aconteceu na quarta, 25/4): com uma rodada de antecedência, Bernô e Penapolense classificam-se para a Série A-1 (o Red Bull está na briga, tem que vencer o Penapolense por quatro gols de diferença – o Norusca tem que torcer por isso e ainda vencer o São Bernardo por cinco ou mais!!!).

Cardápio do sofredor
Ufa, quanta conta. Se estiver desconfiado que jornalista não sabe fazê-las, pode pegar a caneta e rabiscar cada hipótese (rs) (me ferrei). Parece precipitado, muitos dirão para esperar a quinta-feira chegar. Mas recorte esta coluna e a tenha como cardápio da emoção durante a rodada de quarta, roendo as unhas com cada possibilidade – e acabando com o resto delas no sábado. Garanto que vai ser divertido. Porque, no futebol, sofrer é sinônimo de diversão…

Resumindo…
… o Penapolense precisa de apenas um empate nessa quarta-feira para entrar no mapa da elite do futebol paulista. E começar a se mexer para tornar o estádio Tenente Carriço apto a receber jogos da primeira divisão.

Papo de basquete
Talvez esteja no Diário Oficial da União de hoje. Se não estiver, ainda esta semana. Enfim, o estadunidense Larry James Taylor Junior é brasileiro de fato. Ele nasceu em Chicago, mas se perguntarem onde nasceu sua versão brasileira, dirá com orgulho: BAURU. Portanto, fica a sugestão para o Alinenígena aterrissar na Câmara Municipal para receber o título de cidadão bauruense.

Comentários

  1. Olá Fernando!!!

    Muito interessante o seu estudo de probabilidades.

    Estamos confiantes e torcendo para qualquer das hipóteses que ajudem o Norusca, embora tenha sentimento de que a primeira hipótese é a mais próxima da realidade.

    Vamos lá, em frente…E lembrando, como você bem comenta : O time só depende de si.

    Um abraço !!!

  2. Reynaldo disse:

    Fernando, o time do Norusca e uma grande incognita…Entao seja o que Deus quiser. Eu continuo na torcida e crente de que subiremos novamente , nem que seja no sufoco como de costume.
    Abracos e ate a nossa vitoria na proxima quarta-feira.