CANHOTA 10

Coluna da semana: campanha ‘Seja Rubro, Norusca!’ deu certo

Texto publicado na edição de 20 de fevereiro de 2012 no jornal BOM DIA Bauru comemora o fato de o Noroeste voltar a jogar de camisa vermelha no Alfredão e revela detalhes dos bastidores do clube

Sempre rubro, Norusca!

A última semana foi de forte mobilização pelo uso do uniforme tradicional do Noroeste jogando no estádio Alfredo de Castilho. Começou aqui na coluna, desafiando o clube a jogar com camisa vermelha na quarta-feira, contra o Santo André. Assim foi feito, pois era questão de coerência – pois afirmavam que o branco era para enfrentar o calor e o jogo era à noite. Mas a campanha ‘Seja Rubro, Norusca!’ seguiu, no Canhota10.com e no Facebook. E para felicidade geral da nação alvirrubra, no último sábado a Maquininha foi a campo de vermelho.

O resultdo positivo se deve à adesão da torcida, com dezenas de compartilhamentos nas redes sociais e comentários como o do presidente da Sangue Rubro, Vitinho Vieira: “Noroeste é vermelho e branco, não branco e vermelho”. Deve-se também ao bom senso da pessoa no clube que decide pelo fardamento.

Ora, se o Noroeste quer resgatar sua identificação com a torcida, que comece pela roupa que usa. Em 2011, o marketing criou o projeto Primeira Pele. A pele do noroestino é vermelha! Coisa mais linda o Alfredão anteontem, arquibancada com muita gente, o time jogando com entusiasmo, o uniforme na cor certa. Não é uma fórmula tão difícil, certo?

Vigilante
O sucesso da empreitada pelo uniforme rubro – e seguiremos de olho! – nada mais é do que prestação de serviço à comunidade noroestina. Ser vigilante pelo interesse do público, que quer ver o time vestido de vermelho. Em 2010, o Canhota10.com já havia botado o dedo em outra ferida, as mal explicadas duas estrelas acima do escudo, o que forçou o clube a mudar o motivo delas. Para lembrar: constava no site oficial que cada estrela era um acesso da era Damião Garcia (2004 e 2005). Portanto, após subida no ano do centenário, seria necessário bordar a terceira, mas havia passado batido. Aí, a solução após meu questionando foi creditá-las ao título do Interior de 1943 e à Copa Federação de 2005.

Outro lado
A coluna ouviu um jogador noroestino que afirmou que realmente a camisa vermelha sob sol forte fica mais quente. Mesmo assim, segundo ele, isso “não justifica” ignorar a importância do manto para a torcida.

Sem Bauru
Os mais atentos já devem ter notado que, na camisa atual do Norusca, a palavra BAURU não consta mais sobre o escudo, o que é visualmente mais agradável, mas novamente esbarra na tradição.

Discussão
Na última reunião do Conselho Deliberativo, que empossou Toninho Gimenez como novo presidente do órgão, a dívida de cerca de R$ 6 milhões do clube com a pessoa física de Damião Garcia esquentou os ânimos dos conselheiros. O balanço financeiro de 2011 causou discórdia e não foi aprovado – lembrando que ele deve ser publicado no prazo que manda a Lei Pelé, até o último dia útil do mês de abril.

Em campo
No gramado, o Norusca vai bem. Como já disse outras vezes, tem um elemento que não se via nas temporadas anteriores: garra. E o time está tão redondo taticamente que está difícil mexer na escalação para encaixar Velicka no meio, pois Garroni é um excelente cão de guarda, França é o pulmão, Juninho é decisivo no chute de fora da área (já fez três gols) e Leandro Oliveira é o artilheiro. A equipe ainda passa sufoco, mas se garante. Venceu um confronto direto e mostrou que se impõe jogando em casa. O resultado: trouxe o torcedor de volta. A média de público é de 1.324 pagantes no Alfredão – e a olho nu parece haver muito mais.

 


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Comentários

  1. Nilton Santos disse:

    Olá amigos do canhota e amigo BH.Deixa eu dar minha opinião sobre o BAURU junto ao distintivo do nosso ECN.Gosto de dizer o seguinte,a marca Noroeste é tão forte que ao citarem Noroeste já citam Bauru,ou seja,é diferente de citar Botafogo(de onde?)Grêmio(de onde?)Flamengo(de onde)?América(?)Do rio ou ribeirão,de porto alegre ou barueri?De guarulhos ou do rio?Deixem sem o Bauru mesmo,pois o ECN é Bauru,no peito e na raça.Estive no litoral no fim de ano,e ao andar pela praia com a gloriosa camisa vermelha alguns chamavam…e ai Bauru?!?!Dá pra entender o que é Noroeste?É Bauru automático…e se sair com uma camisa escrito apenas Bauru vão falar em primeiro lugar do ECN.

    Abraços

  2. Nilton Santos disse:

    Olá…voltei pois esqueci de algo que aconteceu a anos atrás em Bauru.
    Numa dessas crises financeiras do ECN apareceu um sujeito no JC dizendo que o ideal seria mudar o nome de Noroeste para Bauru futebol clube…daí em uma de nossas reuniões em um buteko qualquer saiu a seguinte frase:
    “É mais facil mudar o nome da cidade para NOROESTE!!!”
    Imaginem o que foi de risos e é claro…cervejas e aplausos.

    Abraços

  3. MARCOS CUNHA disse:

    ACABEI DE CHEGAR DE SÃO PAULO,ESTOU MEIO PERPLEXO COM O QUE EU VI NA COMENDADOR SOUZA,O VARLEI DE CARVALHO E O ALFREDO SAMPAIO SEMPRE FALAVAM EM “CORAÇÃO NA PONTA DA CHUTEIRA”,E NÓS TIVEMOS 3 JOGADORES DE ´”PÉ MOLE”,AQUELE JOGADOR QUE CORRE PRA CHEGAR,MAS NÃO PRA DIVIDIR E GANHAR,EU NÃO SOU DE BOTAR LENHA NA FOGUEIRA,MAS É LAMENTÁVEL A ATITUDE DE ALGUNS ATLETAS,POIS “O SOL” ERA PARA OS VINTE E DOIS EM CAMPO SÓ QUE A DISPOSIÇÃO PELA BOLA PERDIDA E RECUPERA-LA ERA SÓ DO TIME DO “SUPERMERCADO”.INFELIZMENTE JÁ ERA SABIDO QUE MIZAEL NÃO JOGA COMO LATERAL,ELE É UM EXCELENTE “ALA”,NÃO TENDO A COBERTURA TOMAMOS O PRIMEIRO GOL,O LEANDRO É O ARTILHEIRO,MAS MUITA FIRULA,FOI TENTAR JOGADA DE A1,ARMOU CONTRA-ATAQUE ,SEGUNDO GOL,MAS A SEU FAVOR ELE FEZ O GOL,MAS ARMA MUITOS CONTRA-ATAQUES,NÃO FAZ A JOGADA SIMPLES,QUANDO PERDE A BOLA ABAIXA A CABEÇA E NÃO VOLTA PRA AJUDAR,CAUSA REVOLTA NO ELENCO,BATE-BOCA COM RAZÃO PARA OS COLEGAS POIS COMO EU DISSE ELE PODERIA TER DADO O PASSE SIMPLES ,MAS…
    O ROBERTO POR TER QUE SE MOVIMENTAR MUITO,COM 15 MIN. DO SEG. TEMPO DAVA DÓ,QUANDO O BOKA ENTROU FOI AJUDAR A MARCAR,RECUAVA MUITO,NO MEU PECULIAR OLHAR DE TORCEDOR APAIXONADO ESTÁ FALTANDO UM MEIA PARA DIVIDIR A TAREFA COM O OLIVEIRA E QUANDO JOGAR FORA DE BAURU,COLOCAR MAIS UM VOLANTE DE MARCAÇÃO,SENDO A MARCAÇÃO REFORÇADA NAS DUAS LATERAIS E PODENDO LIBERAR OS DOIS LATERAIS E NO CASO TIRARIA UM DOS DOIS SEGUNDOS VOLANTES.
    INFELIZMENTE O SEGUNDO ATACANTE ATÉ O MOMENTO NÃO ACERTOU,ROMARINHO NÃO É O CARA,O JOGADOR DA PORTUGUESA ATÉ AGORA NÃO MOSTROU PORQUE VEIO,NÃO JOGA VERTICALMENTE,CORTA SEMPRE PRO MEIO,E COM ISSO A DEFESA CONTRARIA SEMPRE SE RECOMPÕE.ME RESTA ESPERAR A SOLUÇÃO DO AMAURY PARA SABADO,POIS É UM CARA TRABALHADOR E INTELIGENTE,MAS NÃO ENTRA EM CAMPO,E COMO FAZER OS CARAS FAZEREM NO JOGO O COMBINADO NO TREINO?