CANHOTA 10

Palmas para o Itabom/Bauru

Na tarde de ontem, na Câmara Municipal de Bauru, o Itabom/Bauru Basketball Team recebeu Moção de Aplausos, em reconhecimento aos resultados que o time vem conquistando e, consequentemente, levando o nome de Bauru consigo – inclusive em disputas internacionais.

Qualquer manifestação a favor do projeto é bem-vinda. A moção foi elaborada pelo vereador Fabiano Mariano, sabidamente de estreita relação com o basquete. Mas vale uma reflexão até onde o poder público pode ajudar o esporte profissional. O prefeito Rodrigo Agostinho diz categoricamente que não pode colocar dinheiro, sempre que questionado (como na reportagem de hoje do BOM DIA, sobre o mico do time feminino do Noroeste). Mas como a prefeitura de São José dos Campos estampa seu patrocínio na camisa do time de basquete? Como a prefeitura de Varginha carrega o time do Boa no colo? Como Barueri e São Bernardo estão aí, no futebol profissional, graças ao dinheiro de seus respectivos municípios?

Não defendo tirar da saúde, da segurança, do asfalto, da educação para colocar no esporte profissional, pelo amor de Deus. Estou falando em gestão financeira, usar com sabedoria o orçamento — e ter a visão de que investir em times profissionais de elite (Noroeste e Bauru Basket) traz visibilidade para a cidade. Parabéns ao Guerrinha por tocar na ferida quando teve a palavra nesse momento solene — sem se render ao oba-oba de que a gestão da Semel é a oitava maravilha do mundo.

Enquanto isso, a prefeitura gasta uma grana absurda para promover os Jogos Abertos, evento de diminuta repercussão na grande imprensa. Terá uma pista de atletismo fabulosa que, podem apostar, será mal-cuidada, negligenciada e sucateada em questão de meses.

Quanto à Panela de Pressão, por mais que atenda à comunidade com escolinhas e torneios — tomara que isso aconteça bastante —, o que justifica sua retomada é o Bauru Basket. Os Jogos Abertos vão passar, as eleições vão passar, mas tomara que o projeto dos guerreiros perdure. Porque eles realmente merecem palmas.

Foto de Caio Casagrande/Bauru Basket

Comentários

  1. Fernando disse:

    Chara boa tarde, essa pergunta sobre o patrocinio de outras prefeituras a esportes profissionais deveria ser feita pela impresa ao Sr prefeito, vereadores, por nao consultar essas cidades com Sao Jose citada e ver como a legislacao de la permite, o que e bom temos que copiar, e com certeza seria o plus para manternmos nosso basquete tao cheio de glorias, apesar de nao sermos campeoes. Tenho essa incertesa sempre quando acaba um campeonato, e olha nao podemos nem imaginar perder, Larry, Jeff, Fischer e esses moleques promissores. Um grande abraco e se tiver oportunidade, cutuque este assunto e vamos ver a repercussao.

  2. Joaquim Figueiredo disse:

    Fernando, quero cumprimentá-lo por mais essa matéria. Realmente, foi com grande alegria e satisfação que recebemos mais essa homenagem, agora, promovida pelo vereador Fabiano Mariano. O trabalho tem sido árduo, mas compensador. Conquistamos amigos e passmos a admirar todos aqules que estão a nossa volta.
    Obrigado por seu apoio e ainda mais, por ser um batalhador do esporte em geral.
    Sucesso.