CANHOTA 10

Guerrinha: guerreiro desde 1997

Hoje treinador de Bauru, ele acumulou as funções de jogador e manager na fundação do COC/Ribeirão Preto

O time de basquete de Ribeirão Preto não existe mais. Mas fez história, com cinco títulos paulistas e um brasileiro (2003). Poderia estar aí até hoje, enriquecendo a modalidade, não fosse a bagunça instaurada no Nacional de 2006.

Essa trajetória vitoriosa de Ribeirão tem em seu embrião o empreendedorismo de Jorge Guerra, hoje treinador do Itabom/Bauru. Quando a equipe Dharma/Yara/Franca foi extinta, no final de 1996 – não confundir com o Franca (Vivo) ativo até hoje -, Guerrinha procurou o empresário Chaim Zaher, do colégio COC. Em seguida, veio o apoio da multinacional italiana Polti, nascendo assim o Polti Vaporetto/COC/Ribeirão Preto – a Polti sairia no final de 1998, ano em que levou, já como treinador (veja foto abaixo), o time ao vice-campeonato brasileiro. Em 1999, Guerrinha aterrissou em Bauru, em sua primeira passagem.

Em seu primeiro ano em Ribeirão, além de armador em quadra, Guerrinha assumiu o papel de manager da equipe, treinada por José Medalha. Ao saber dessa história, entendi como foi forjado o perfil do Guerra, que só faltava servir café quando iniciou o desafio do Bauru Basketball Team, na temporada 2008 – era o homem do marketing, do contato com a imprensa, da aproximação com patrocinadores e autoridades. Hoje, o Itabom/Bauru está bastante estruturado nesses setores, mas ele segue na linha de frente, defensor voraz da causa do basquete na Cidade Sem Limites.

Pedido de tempo enérgico desde o começo... Foto de Paulo Arruda/CBB

Abaixo, uma foto de Guerrinha dos tempos de jogador, quando defendia o Dharma/Yara/Franca.

Reprodução/Luiz Doro/revista Basketball World, ed. 11, jan/1997

Comentários

  1. MARCOS CUNHA disse:

    ATÉ ONTEM A MINHA VISÃO DO “PROFISSIONAL GUERRINHA” ERA EXATAMENTE A QUE RETRATA A REPORTAGEM ACIMA,O APOIO DELE À DESAPROPRIAÇÃO DA PANELA DE PRESSÃO REVELOU O EGOÍSTA QUE É,NÃO SE IMPORTANDO EM PREJUDICAR O NORUSCA E SIM BENEFICIAR O TIME DELE,POR QUE NÃO DESAPROPRIAR O GINÁSIO DA LUSO? ATÉ O LEONARDO DE BRITO EM SUA COLUNA DE HOJE JÁ MANDOU FAZER UM MURO PARA SEPARAR A PANELA DO ESTÁDIO,ONDE NÓS VAMOS PARAR? SE SIMPLESMENTE UMA CANETADA DO PREFEITO PODE TOMAR UM PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELOS FERROVIÁRIOS E A POPULAÇÃO BAURUENSE,SENDO QUE O CLUBE É FORMADOR DE ATLETA E REPRESENTA A CIDADE(DE GRAÇA)NOS JOGOS ABERTOS,PODENDO SER BENEFICIADO POR LEI MUNICIPAL DE ISENÇÃO DE IPTU COMO EXISTE EM PIRACICABA,BRAGANÇA PAULISTA,JUNDIAÍ E CIDADES QUE TEEM O ESPORTE COMO VEÍCULO DE INSTRUÇÃO E ORIENTAÇÃO DO JOVEM.NO JORNAL DA CIDADE DO DIA 19/10 O VEREADOR MARCELO BORGES CITOU QUE O AUTOMÓVEL CLUBE FOI ALUGADO PARA A PREFEITURA COM DÍVIDA DE IPTU,E A PREFEITURA NÃO PAGOU O ALUGUEL EM ESPÉCIE E SIM ABATIA O VALOR NA DÍVIDA.POR QUE NÃO UNIR FORÇAS AO VEREADOR MARCELO BORGES A PREFEITURA ALUGA A PANELA ,ÉSTA PASSA A SER MULTI-USO,PODENDO O VOLEI,O BASKET E O FUTEBOL DE SALÃO DISPUTAR JOGOS DA FEDERAÇÃO NACIONAL E A SEMEL ABRIGAR SEUS QUASE 3000 ALUNOS?

  2. Nilton Santos disse:

    Acredito q conversando tudo será resolvido.A panela é o local ideal…só que sempre foi,pois em Bauru só existe um clube com história…é o ECN.Querem usar o Morumbi,arena barueri,canindé,etc?O que fazer nesses casos???Resposta simples…pagar !!!E se a panela está do jeito que está abandonada é problema do ECN.Querem usa-la,ajudem na divida e reforma e dai sim entra a conversa,o acordo.Usem após toda reforma e divida paga,façam contratos após isso.Mas digo…a panela é do ECN.Creio muito no bom senso do Guerrinha e que se sentar frente a frente com conselheiros,Damião e até torcedores tudo será resolvido.
    O profissional Guerra é fantástico,qualquer time na sua mão começa a brilhar em pouco tempo,só que de Noroeste entendemos nós.
    O Leonardo de Brito tá sem noção…até muro quer erguer…é melhor nem comentar.
    Peço desculpas pois sai do assunto que seria Guerrinha…mas espero que tenham entendido.

    Abraços

  3. Guerrinha disse:

    Boa N oite,

    Parabens pelo canal para podermos nos debater nesse caso o Ginasio Panela de Pressao.
    De forma alguma eu estou pedindo DESAPROPRIAR a Panela de Pressao o bem do Noroeste e sim termos esse espaço para todos os esportes enquanto Bauru nao tem um Ginasio Multi uso que a cidade e comunidade de Bauru merece,Seria por um tempo a ultilizacao do GInasio para poder resolver um problema da COMUNIDADE DE BAURU que gosta de esporte e no caso o Basketball que representa a cidade de Bauru em campeonato de alto nivel Brasileiro e Paulista,levando uma boa imagem da cidade.
    Esperamos que as autoridades em especial o prefeito Rodrigo,os diretores do Noroeste e algumas lideranças esportivas da cidade que se entenda para o melhor para todos que na minha opniao seria BOM para todos….reformar um ginasio que está abandonado,ter uma praça esportiva para a curto prazo ser utilizada por todos e ser devolvido ao noroeste melhorado assim que obtivermos com aquisicao de um novo e moderna Arena Olimpica Bauru nas Nacoes Norte, que atraves do prefeito estamos buscando com o governo Federal e agora atraves do Deputado Pedro Tobias a nivel Estadual.
    Espero que tenha esclarecido algumas duvidas para pessoas que criticam que sou “egoista”de estar pensando em mim….de forma alguma,eu tenho lugar para trabalhar a hora que eu quiser em qualquer cidade,fico triste de Bauru ficar sem o Basketball,uma cidade apaixonada peo esporte,que hoje nao tem outra opcao de nivel se nao o Basketball,penso que egoista é a pessoa que acha que pensa no Noroeste ,ficar com um ginasio abandonado e nao reformado e devolvido ao Noroeste em melhores condicoes que hoje está,exatamente o que a Tilibra Basketball fez ha 10 anos atras e nao pensar em Bauru como um todo.
    abs
    Guerrinha

  4. […] treinador do Itabom/Bauru, Guerrinha, postou comentário na noite de ontem sobre o assunto Panela de Pressão. É ótimo que o tema esteja estimulando […]

  5. MARCELO disse:

    GUERRINHA PARABENS PELA PESSOA QUE VOCE E E PELO BAURUENSE QUE VOCE SE TORNOU .
    JUNTO COM A DIRETORIA DO ITABOM BASKET VOCES SO TERAM VITORIAS PELA FRENTE .
    MESMO COM CRITICAS INOPORTUNAS O BASKET JA E O ESPORTE PREFERIDO E MAIS AMADO DE BAURU .

    ABRAÇOS .