CANHOTA 10

Com Bauru entre favoritos, tabela do Paulista de basquete é divulgada

Guerrinha comanda jogo-treino: foco é ser finalista estadual

Com atraso, descumprindo prazo do Estatuto do Torcedor, a tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino 2012 (Série A-1) foi divulgada nessa sexta (3/8). Os grupos já estavam definidos, mas restava saber a caminhada até os playoffs – a partir de quartas-de-final. Com o elenco mais qualificado em relação à última temporada, o Bauru Basket almeja o título. Em 2011, foi o melhor time da fase de classificação, mas caiu diante de São José nas semifinais. E são exatamente os joseenses, atuais vice-campeões nacionais, que dividem com os guerreiros bauruenses o favoritismo. Com muitas mexidas em seus elencos, Franca, Paulistano e Pinheiros, a princípio, correm por fora.

“Nosso projeto está caminhando bem, evoluindo passo a passo. Em termos de elenco, é o time mais forte desde a volta [em 2007]. Se os jogadores mantiverem o comprometimento, entraremos fortes para disputar títulos na temporada. Temos que estar preparados para a cobrança, porque Bauru é uma das forças”, reconhece o técnico Guerrinha.

O pivô DeAndre Coleman deverá entrar em quadra nos jogos-treinos. “Se o Coleman atender à expectativa que temos nele, certamente será um jogador efetivo na equipe e nos dará uma opção muito boa de revezamento”, disse Guerrinha

O ânimo do treinador, além dos reforços (o armador Ricardo Fischer, o ala John Thomas e o pivô DeAndre Coleman), justifica-se pelo trabalho de base que vem sendo desenvolvido na equipe – ano passado, por exemplo, Bauru teve que disputar o NBB sub-21 (agora sub-22) em parceria com o Regatas de Campinas. Os cadetes lideram de forma invicta o estadual sub-17, já treinam entre os profissionais e vão compor o elenco que vai disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete. “Os jogadores sub-22 [Gui, Ricardo Fischer, Luquinha e Andrezão] são adultos, são realidade no profissional. Os meninos do sub-17 ajudam no treinamento do sub-22. Dessa forma, o trabalho ganha sequência. Se lá na frente perdermos o Larry, o Fernando Fischer, já teremos peças para repor”, projeta o comandante.

Antes de começar o novo desafio, dia 18 de agosto (na Panela de Pressão, contra a Liga Sorocabana), o Bauru Basket tem mais três amistosos pela frente. Dia 7, às 17h (em Bauru, entrada franca), contra o XV de Piracibaca – time que estaria no grupo do Dragão, mas desistiu da elite e irá disputar a Série A-2. Outro desistente é Araraquara, pelo mesmo motivo (financeiro). Nos dias 10 e 11, em Franca, os guerreiros retribuem a visita (em Bauru, uma vitória para cada).

Confira as partidas de Bauru na primeira fase (grupo A):

Turno
18/ago/sáb – 18h – Liga Sorocabana (C)
22/ago/qua – 20h – Rio Claro (F)
30/ago/qui – 20h – Franca (C)
02/set/dom – 18h – América (F)
06/set/qui – 20h – Jacareí (C)
08/set/sáb – 18h30 – Limeira (F)
Returno
13/set/qui – 20h – América (C)
15/set/sáb – 18h – Liga Sorocabana (F)
20/set/qui – 20h – Rio Claro (C)
27/set/qui – 20h – Franca (F)
04/out/qui – 20h – Jacareí (F)
06/out/sáb – 18h – Limeira (C)
 (C=casa; F=fora)

O grupo B é formado por Suzano, São José, Paulistano, Mogi das Cruzes, Palmeiras, São Bernardo, Pinheiros e Internacional de Santos